A japonesa Asahi Kasei, desenvolvedora de resinas termoplásticas, formou uma parceria estratégica com a Genomatica (EUA), visando ao fornecimento de hexametilenodiamina (HMD) obtida de derivados de biomassa (bio-HMD) para a produção de poliamida 66.

A empresa usa atualmente a HMD de origem fóssil como produto intermediário para fabricar sua poliamida 66 Leona, um plástico de engenharia com alta resistência ao calor e rigidez.

 

Usada na fabricação de peças técnicas em setores como automotivo e eletroeletrônico, a poliamida 66 tem um histórico de escassez nos últimos anos, em razão da concentração dos centros produtores dos seus compostos primários como a adiponitrila (ADN). Com a previsão de demanda crescente, em grande parte devido à curva ascendente da fabricação de eletroeletrônicos, será necessário aumento da oferta, levando-se em conta também os requisitos de uma economia de carbono neutro. A produção a partir da biomassa, neste caso, vem a calhar.

 

A Genomatica comercializa tecnologias de fabricação de vários produtos químicos usando

biotecnologia. Por seu lado, a Asahi Kasei tem como meta agregar o uso da bio-HMD às suas ações voltadas para alcançar o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050, o que consequentemente vai aliviar a carga ambiental e auxiliar na execução de políticas de sustentabilidade por parte das indústrias usuárias das suas resinas.

 

A aliança com a Genomatica permite à Asahi Kasei obter direitos preferenciais de acesso à bio-HMD para a execução de testes que avaliarão sua viabilidade e escalabilidade como insumo para a produção da poliamida 66.

 

Ilustração: Asahi Kasei

 

Conteúdo relacionado:

 

Poliamidas com alta resistência térmica

Melhorias para a poliamida e poliolefinas recicladas


 

#poliamida66 #poliamidadefonterenovavel #AsahiKasei


 



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025