A Sandvik Coromant anunciou uma parceria estratégica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) para promover a reciclagem de resíduos de metal duro gerados pelas escolas da rede no Estado de São Paulo.
A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental das operações das escolas, ao mesmo tempo em que equipa os alunos com as ferramentas e o conhecimento para adotar práticas sustentáveis em suas futuras carreiras. De acordo com os termos da parceria, a Sandvik fornecerá ao SENAI-SP pastilhas de metal duro de sua fabricação.
Claudio Camacho, Vice-Presidente de Vendas para América do Sul e Central da Sandvik Coromant, comentou que a parceria representa um avanço significativo, especialmente na área de reciclagem. “Ao combinar a expertise educacional do SENAI-SP com a liderança tecnológica da Sandvik Coromant, impactaremos positivamente o aprendizado dos alunos e o meio ambiente."
A parceria promoverá o gerenciamento dos resíduos de forma responsável, mas também garantirá que os materiais reciclados sejam reintegrados ao ciclo de produção, retornando como ferramentas novas a serem utilizadas pelos alunos do SENAI-SP em seu treinamento.
Carlos Kenji Takeuti, Gerente do Value Center da Sandvik Coromant, detalhou o processo: “Estamos entregando caixas para as escolas do SENAI em todo o Estado de São Paulo para a coleta de metal duro. Uma vez que os alunos descartem os resíduos, nós os coletaremos e transportaremos para nosso centro de distribuição. De lá, os resíduos serão enviados para nossa instalação certificada na Áustria, onde serão processados de volta em matéria-prima. Esses materiais retornarão às nossas linhas de produção e serão transformados em novas ferramentas, que eventualmente voltarão para os alunos do SENAI-SP usarem em seus estudos.”
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagem: Sandvik
Leia também:
Mais Notícias MM
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes usinados, tubulações e serviços de caldeiraria.
27/11/2024
A consultoria norte-americana McKinsey elaborou um estudo que relaciona a transição energética à mudança do perfil da demanda por materiais metálicos.
14/10/2024
A Aperam pretende aumentar o índice de aproveitamento de rebarbas de bobinas de aço e de sobras de outros materiais na fabricação de produtos.
20/06/2024