A HORSE, fabricante global de sistemas powertrain, com unidade brasileira em Curitiba (PR), anunciou a assinatura de um acordo para o fornecimento de motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, primeiro modelo da montadora brasileira Lecar, a ser lançado em 2026.

 

A Lecar anunciou no início deste ano a sua entrada no mercado de veículos elétricos e híbridos, e vai comprar da HORSE, inicialmente, 12.000 unidades anuais dos motores HR10, de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda.

 

Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol e servirão como motor a combustão no powertrain (conjunto que compreende motor, transmissão, diferencial e eixos) do Lecar 459 Hybrid, um veículo de passageiros, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves. Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG, empresa parceira de componentes elétricos da HORSE para a solução Range Extender.

 

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, comentou Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

 

A HORSE resulta de uma joint venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely. Foi formalmente criada em 2023, com o objetivo de desenvolver e produzir powertrains de baixa emissão e tecnologias híbridas.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: HORSE/Lecar

 

 

Notícias relacionadas:

 

Lecar desiste de produzir carros elétricos, mas vai focar nos híbridos.

 

Estudo da CNI mapeia oportunidades no mercado de hidrogênio

 



Mais Notícias MM



ABM Week 2026 tratará dos temas urgentes da indústria metal mecânica

Em setembro será realizada a nova edição da ABM Week em São Paulo (SP), com uma programação sobre temas de interesse do setor metal mecânico e de usinagem. Confira alguns tópicos que serão abordados nos dias do evento.

17/08/2026


Bom desempenho da Embraer impulsiona a usinagem de precisão

Com avanço de 16% nos pedidos, a fabricante de aeronaves garante a demanda por serviços de usinagem com alto rigor técnico.

17/08/2026


Vendas internas de máquinas fecham 1º semestre em queda

Dados da Abimaq apontam recuo de 13,8% no consumo aparente e a utilização da capacidade instalada no patamar de 78%, fatos que limitam novos investimentos fabris. No entanto, importações e exportações de maquinário registraram alta no primeiro semestre.

05/08/2026