A HORSE, fabricante global de sistemas powertrain, com unidade brasileira em Curitiba (PR), anunciou a assinatura de um acordo para o fornecimento de motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, primeiro modelo da montadora brasileira Lecar, a ser lançado em 2026.
A Lecar anunciou no início deste ano a sua entrada no mercado de veículos elétricos e híbridos, e vai comprar da HORSE, inicialmente, 12.000 unidades anuais dos motores HR10, de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda.
Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol e servirão como motor a combustão no powertrain (conjunto que compreende motor, transmissão, diferencial e eixos) do Lecar 459 Hybrid, um veículo de passageiros, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves. Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG, empresa parceira de componentes elétricos da HORSE para a solução Range Extender.
“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, comentou Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.
A HORSE resulta de uma joint venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely. Foi formalmente criada em 2023, com o objetivo de desenvolver e produzir powertrains de baixa emissão e tecnologias híbridas.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagem: HORSE/Lecar
Notícias relacionadas:
Lecar desiste de produzir carros elétricos, mas vai focar nos híbridos.
Mais Notícias MM
Foram divulgadas pelo SENAI informações de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o setor de hidrogênio verde no País. A pesquisa foi realizada em parceria pela instituição e pelo projeto H2Brasil, da empresa alemã GIZ.
30/09/2024
Grupo que representa 13 setores industriais alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.
30/09/2024
Estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que a atividade industrial segue em nível acima do observado em 2023.
16/09/2024