A Rico, com sede em Portugal, representada no Brasil pela Rico Máquinas (São Paulo, SP), fabrica máquinas para corte e conformação de chapas metálicas como, por exemplo, prensas dobradeiras hidráulicas da linha PRCB.

Esta linha é composta por máquinas que têm força de até 1.500 toneladas (foto), as quais possuem área de trabalho de 8 metros. As características dos equipamentos dessa série também consistem em sistema automático para cálculo de ângulo de dobra e sistema de segurança a laser, na parte frontal da máquina, além de sistema de proteção traseira, que pode ser configurado com persianas.
Ricardo Mota, diretor comercial da Rico Máquinas, que conversou com a reportagem da Corte e Conformação de Metais, comentou que os clientes podem contar com assistência técnica e treinamento local. A companhia foi uma das expositoras da Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, realizada em São Paulo.
As prensas dobradeiras podem operar em conjunto com robôs colaborativos (cobots), bem como podem ser integrados a elas sistemas industriais automatizados.
O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone (11) 96188-4049.
____________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagem: Rico/Divulgação.
Leia também:
Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra
Guia de fornecedores de biseladoras de tubos
#Rico #PrensasDobradeiras #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias MM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025