Seguem abertas até 16 de agosto de 2024 as inscrições para um programa do SENAI e do SESI voltado para startups que queiram atuar no desenvolvimento de projetos para a inovação da educação básica, profissional e superior.

 

As instituições lançaram este programa, que tem foco na indústria, o que abrange o setor de usinagem, com o objetivo de estabelecer parcerias com startups de base tecnológica, e o programa abrange a disponibilização de recursos financeiros de até R$ 4 milhões. Serão selecionados até 16 projetos que poderão receber, cada um, até R$ 250 mil. Os projetos, conforme foi divulgado à imprensa, poderão ser executados em até 12 meses.

 

Conforme foi determinado pelas partes envolvidas no programa, os projetos têm de ser centrados no desenvolvimento de soluções para a educação no que se refere aos níveis mencionados acima. Eles serão validados pelo SENAI e SESI.

 

A seguir são mostrados alguns exemplos de tópicos que poderão ser trabalhados.

 

 


 

O programa contemplará temas/objetivos prioritários, que são mencionados abaixo.

 

 

 

 

 

De acordo com o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal, “a velocidade do avanço tecnológico impacta diretamente a educação. Paralelamente a isso, o futuro do trabalho na indústria nos apresenta uma série de desafios. Por isso precisamos preparar, tanto professores quanto alunos, para lidar com eles. Acreditamos que a parceria com startups de todo o Brasil pode enriquecer ainda mais essa jornada”.

 

O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, complementou: “Nesse contexto, é fundamental olhar para o futuro da educação dentro de uma visão integradora e de maior acessibilidade para os estudantes. O desafio proposto aponta para essa direção e tem como objetivo motivar os empreendedores a trazerem soluções para o aumento da acessibilidade em sala de aula”.

 

Foi divulgado pelas instituições que lideram o programa que as startups selecionadas contarão com mentoria. Os resultados da primeira fase do programa serão divulgados em 9 de setembro de 2024.

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página

_________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

 

Mais conteúdo:

 

Usinagem complexa, um sinal de evolução.

 

Sistema gerencia a disponibilidade e monitora o desgaste de ferramentas de usinagem

 

#SENAI #SESI #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

Pesquisa da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

30/10/2023


Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023