A alemã Trumpf, que tem unidade brasileira em Barueri (SP), apresentou a tecnologia de nanojuntas para corte a laser, o mais recente desenvolvimento dos seu setor de pesquisa, na feira interna Intech, realizada entre 17 e 20 de maio, na sede da empresa em Ditzingen (Alemanha).
A técnica consiste em separar as peças cortadas por uma junta de tamanho mínimo, evitando que o material se desloque ou incline enquanto o laser está cortando. Além de não deixar marcas nas peças como costuma ocorrer quando são formadas microjuntas, a nova tecnologia evita colisões durante o processo.
No caso de peças específicas, dependendo da forma, os usuários podem juntá-las de uma maneira que elimine completamente o desperdício de matéria-prima. As nanojuntas também tornam mais fácil para os trabalhadores destacarem as peças da chapa, como pode ser visto na foto ao lado.
De acordo com informações da empresa, na maioria dos casos, as nanojuntas eliminam completamente a necessidade de trabalhos de acabamento, pois a marca que elas deixam quando as peças são destacadas da chapa é pouco visível. Em contraste, as já conhecidas microjuntas causam danos no contorno muito mais visíveis, que posteriormente precisam ser corrigidos manualmente com o uso de ferramentas de desbaste.
A tecnologia de nanojuntas é adaptada às máquinas por meio de atualização de software e está disponível para equipamentos das séries TruLaser 5000 fiber, TruLaser 3000 fiber e TruLaser 1000 fiber.
Foto: Trumpf
Leia também:
Soldagem a laser pode revolucionar a construção em aço
Manufatura avançada requer tecnologia e pessoas
#Trumpf #Nanojuntas
Mais Notícias MM
A empresa alemã explora os limites da tecnologia a laser e o uso de recursos digitais em seus novos modelos de máquinas para chanfrar, cortar e dobrar chapas metálicas.
09/06/2025
As atrações da nova edição da Intermach serão compostas por máquinas e sistemas para corte, dobramento e união de metais por soldagem e clinching. Aplicações de laser e robótica na indústria também serão temas de um congresso que será realizado paralelamente à feira.
06/06/2025
Unidade automatizada desenvolvida pela alemã Kasto executa a separação e movimentação de barras e tubos metálicos. A empresa dispõe também de manipuladores para chapas.
06/06/2025