Os calçados atuais são feitos com diversos tipos de materiais, os quais precisam ser separados para serem devidamente reciclados após a vida útil do artigo. Um dos destaques da Covestro (Leverkusen, Alemanha) na K foi um tênis totalmente feito de poliuretano termoplástico (TPU), o que facilitará bastante sua futura reciclagem. Os graus dessa resina usados nesta aplicação incluem o Desmopan ®, parcialmente sintetizado a partir de biomassa, e também o Cardyon, sintetizado a partir do CO2 extraído da atmosfera.

#k2019   #reciclagemdepoliuretano  #resinas   #calçados



Mais Notícias MM



Aditivo torna viável o uso de PEAD reciclado na fabricação de cabos

Modificação em nível molecular eleva a resistência de resinas recicladas pós-consumo, permitindo que materiais recuperados atendam a normas para fabricação de cabos destinados a setores como telecomunicações e energia.

12/05/2026


Circularidade. Rede amplia integração para atender metas do Decreto 12.688/2025.

Com foco em logística reversa e conteúdo reciclado, a iniciativa mobilizada pela Abiplast articula os elos da cadeia para elevar a oferta de resina pós-consumo com qualidade industrial.

05/05/2026


Nova lei amplia a competitividade do material reciclado

A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.

28/04/2026