Recentemente publicado pela Editora Mackenzie, o livro “Física dos polietilenos – Uma abordagem baseada na microestrutura e nas propriedades mecânicas'' traz ao leitor uma compreensão aprofundada sobre as características deste material, abordando aspectos da sua microestrutura, bem como suas propriedades físicas.

 

Embora os polietilenos sejam uma das matérias-primas plásticas de maior utilização na indústria mundial, existem poucas obras em língua portuguesa especificamente sobre essa família de polímeros. Nesse sentido, essa obra visa contribuir para a compreensão aprofundada desse material pelos profissionais brasileiros. O título se dedica, principalmente, à explicação dos aspectos técnicos que envolvem a ciência dos polietilenos e suas variações termoplásticas.

 

A obra é destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da indústria que estudam, pesquisam e/ou trabalham com polímeros. É constituída por seis capítulos que abordam os seguintes temas: microestrutura; fusão, cristalização e recozimento; relaxações moleculares; propriedades mecânicas e mecanismos de fratura. Destacam-se também suas ilustrações e gráficos, elementos que complementam o conteúdo e auxiliam no entendimento dos assuntos.

 

O livro, redigido por Eder H. C. Ferreira e Guilhermino J. M. Fechine, possui 132 páginas e está disponível para venda, em versão física, no site da editora (www.mackenzie.br/editora) pelo preço sugerido de R$ 42,00.



Mais Notícias MM



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025