A Artliber Editora lançou a primeira edição do livro Pequeno manual do náilon, de autoria de Marcos Araújo, Waldir Ferro, Hélio Wiebeck, Heloísa Zen e Giovanni Pioltini, que contempla os conceitos, características e processos dos mais diversos tipos de poliamidas disponíveis no mercado.

 

A obra traz informações completas sobre as propriedades específicas das poliamidas mais conhecidas, tais como a PA6 e PA66, além de outros polímeros da mesma família, como a 11, 12, 46, 610, MXD6, 6-3-T e 56.

 

Dividido em 10 capítulos, o livro expõe também informações completas sobre a aditivação de poliamidas (com agentes lubrificantes, desmoldantes, nucleantes, expansores e antioxidantes, entre outros) e sobre seus tipos de degradação (térmica, fotooxidativa, hidrolítica, induzida por metal). Além disso, são tratados detalhes do processamento por injeção desse material como a secagem, perfil de temperatura do cilindro, temperatura do bico no maquinário, contração e condições de moldagem.

 

O Pequeno manual do náilon contém 216 páginas, possui diversos gráficos e tabelas e aborda possíveis soluções para alguns típicos problemas de processo. No apêndice, uma tabela apresenta a identificação das poliamidas. O livro está disponível para compra, na versão física, no site da editora (www.artliber.com.br) pelo preço sugerido de R$ 86,00.

(Foto: Artliber Editora)



Mais Notícias MM



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025