A montadora holandesa DAF afirma ter criado um método de retificação completa de eixos-comando capaz de melhorar o desempenho dos motores a diesel com seis cilindros dos modelos XF e CF, que fazem parte do seu portfólio. Entre as vantagens observadas pela empresa, a peça funciona de forma mais suave e eficaz, além de aumentar a vida útil, após passar pelo processo. Esta operação é realizada com o uso da retificadora não cilíndrica externa JUCAM 6L, da empresa alemã JUNKER.
A operação funciona da seguinte forma: os cabeçotes de quatro rebolos são instalados na JUCAM 6L, enquanto o eixo-comando é fixado entre as pontas e os sistemas de medição começam a funcionar para alinhar o posicionamento radial e longitudinal. Daí, as alterações desejadas são feitas nos mancais e, a seguir, os cames da bomba e de entrada e saída. Neste caso, o processo acontece em uma única fixação. Não é preciso realizar uma etapa adicional de rebarbamento.
A DAF garante que o método reduz os tempos de ciclo pela metade, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias exigidas. Também dispensa a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. De acordo com a empresa, a retificadora da JUNKER foi escolhida para realizar o processo por apresentar estabilidade na operação, acessibilidade dos componentes e facilidades para configurar e fazer manutenção, entre outras virtudes.
#usinagem #retificação #eixo #comando #motor #caminhão #DAF #Junker
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025