A montadora holandesa DAF afirma ter criado um método de retificação completa de eixos-comando capaz de melhorar o desempenho dos motores a diesel com seis cilindros dos modelos XF e CF, que fazem parte do seu portfólio. Entre as vantagens observadas pela empresa, a peça funciona de forma mais suave e eficaz, além de aumentar a vida útil, após passar pelo processo. Esta operação é realizada com o uso da retificadora não cilíndrica externa JUCAM 6L, da empresa alemã JUNKER.

A operação funciona da seguinte forma: os cabeçotes de quatro rebolos são instalados na JUCAM 6L, enquanto o eixo-comando é fixado entre as pontas e os sistemas de medição começam a funcionar para alinhar o posicionamento radial e longitudinal. Daí, as alterações desejadas são feitas nos mancais e, a seguir, os cames da bomba e de entrada e saída. Neste caso, o processo acontece em uma única fixação. Não é preciso realizar uma etapa adicional de rebarbamento.

 A DAF garante que o método reduz os tempos de ciclo pela metade, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias exigidas. Também dispensa a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. De acordo com a empresa, a retificadora da JUNKER foi escolhida para realizar o processo por apresentar estabilidade na operação, acessibilidade dos componentes e facilidades para configurar e fazer manutenção, entre outras virtudes. 

 

#usinagem #retificação #eixo #comando #motor #caminhão #DAF #Junker



Mais Notícias MM



Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA

A empresa representa a norte-americana Markforged no Brasil e comercializa uma linha de equipamentos para impressão 3D industrial.

30/06/2025


Usinagem otimizada e gestão de processos são temas de livro

A usinagem dos materiais, com foco principalmente em sua gestão e em conceitos de usinagem enxuta, é o tema central da obra.

30/06/2025


Igus intensifica desenvolvimento de sistemas robóticos para metal mecânica

Série de robôs lineares e cartesianos recomendada para a automação da fabricação por usinagem está disponível para comercialização.

30/06/2025