Realizada em setembro na cidade de Colônia, na Alemanha, a edição mais recente da feira de tecnologia IDS (International Dental Show) apresentou uma novidade para a indústria odontológica: um método, idealizado pela empresa alemã TRUMPF, que promete mais eficiência no desenvolvimento de próteses dentárias. O projeto é baseado nos recursos da impressora 3D TruPrint 1000, pertencente ao catálogo da companhia.
O trabalho exibido no evento tem como foco a produção dos suportes (abutments, em inglês), materiais que fixam a prótese à coroa visível do dente. Com a impressora, é possível construir até 64 exemplares do tipo em menos de três horas, graças ao uso das pré-formas, bases especiais com geometria de conexão de implantes pré-fabricados. Os expositores garantem que este método proporciona mais eficiência e economia de material em relação ao convencional, no qual as peças são fresadas, coladas ou fabricadas por um complexo processo de fundição.
De acordo com a TRUMPF, todas as novas impressoras TruPrint 1000 são capazes de realizar o processo de pré-formas. Em relação à série atual, os equipamentos podem ser adaptados para este trabalho. Mais informações sobre o novo método de produção de próteses dentárias podem ser encontradas no site oficial da empresa.
#industria #odontologica #impressora #3D #truprint1000 #protese #implante
Mais Notícias MM
Software complementar para sistemas CAM combina dados de geometria, física de materiais e parâmetros de ferramentas para programar a operação de equipamentos próximos ao limite de potência, mas de forma segura.
22/06/2026
Nova assistente virtual interage em linguagem natural para analisar variáveis de corte, agilizando o setup em operações de torneamento, fresamento e furação.
22/06/2026
A feira internacional IMTS deste ano terá como destaque o avanço da digitalização na indústria de usinagem, a exemplo das operações supervisionadas sem a presença física de operadores.
22/06/2026