As mudanças em andamento no segmento automobilístico estão chamando a atenção da área de plásticos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de materiais poliméricos que apresentem propriedades adequadas aos requisitos de fabricação de carros elétricos.

Essa transição também é movida pelas mudanças de hábito de consumidores e pelo estabelecimento de medidas para a preservação do meio ambiente, as quais incluem metas de redução da emissão de poluentes e de implantação de infraestrutura para frotas de veículos que se aproximem dos conceitos de sustentabilidade.
No atual cenário, os plásticos se mostram cada vez mais uma alternativa interessante à substituição de materiais tradicionalmente utilizados na fabricação de automóveis, proporcionando vantagens como, por exemplo, mais leveza e a possibilidade de inserção de polímeros obtidos a partir da reciclagem de resíduos pós-uso/pós-consumo na produção de autopeças, entre outras.
Esses serão alguns dos assuntos a serem abordados no curso “Substituição de metais por plásticos em aplicações automotivas”, que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2021, em formato online, pela SAE Brasil.
A programação do treinamento será composta por módulos com os seguintes tópicos:
Os materiais e sua importância;
Polímeros x metais;
Materiais plásticos;
Seleção de materiais;
Design de peças plásticas;
Estudo de casos.
Conforme divulgado pela instituição, as aulas serão ministradas por Ricardo V. Cuzziol de Carvalho, que é especialista em moldagem de polímeros. Elas acontecerão ao vivo das 19 às 22 horas.
Mais informações podem ser obtidas aqui. A agenda de cursos da área de plásticos está disponível em nosso site.
Imagem: Pixabay
#SAEBrasil #Automobilística #Curso #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.
12/05/2026
A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.
12/05/2026
Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.
12/05/2026