A Editora Unicamp publicou o livro Bioplásticos: biodegradáveis & biobased – Definições, fontes e aplicações, uma coletânea de textos, organizados por Lucia H. Innocentini Mei, contendo várias abordagens dos bioplásticos, escritos por 13 diferentes autores, cada qual com sua própria visão e experiência na área.

 

O volume apresenta, além de imagens, gráficos e tabelas, as definições, estruturas químicas, dados e fluxogramas a respeito desses materiais, com intuito de esclarecer dúvidas do ponto de vista técnico-científico. Os capítulos abordam temas como: “plásticos e bioplásticos”, “normas e padrões nacionais e internacionais de biodegradação”, “materiais de alto desempenho”, “polissacarídeos como fontes renováveis para obtenção de polímeros biodegradáveis”, “plásticos biodegradáveis na área de embalagens para alimentos e outros itens” bem como o “futuro dos plásticos sustentáveis”.

 

O livro possui 256 páginas, em português, e sua versão física está disponível para compra por meio do site da editora (www.editoraunicamp.com.br) pelo preço sugerido de R$ 30,00.

 

#book #bioplastico #bioplastic



Mais Notícias MM



Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico

Doutoranda da Universidade de Caxias do Sul (RS) desenvolveu um material plástico biodegradável composto por algas marinhas e grafeno.

23/09/2025


Europa vai produzir PEBD de origem renovável

Unidade da Vioneo será construída na cidade de Antuérpia e produzirá PEBD a partir de metanol verde.

02/09/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025