Especialista em retificação com o uso de rebolos de CBN, a fabricante de retificadoras de alta velocidade Junker desenvolveu uma retificadora flexível que simplifica a usinagem de eixos de rotor. O modelo Jumat – como é chamada a máquina – tem como principais diferenciais a capacidade de realizar medição de processo de todas as dimensões críticas, incluindo a inspeção e a correção automática do perfil.

Usuária das máquinas da Junker há dez anos, a empresa Sullair LLC, de Michigan (EUA), foi uma das que já testou o novo modelo. Em seu processo de fabricação, o acabamento foi alterado para eliminar a necessidade de eixos duplos e, com isso, obteve maior eficiência em seu compressor. Para a fabricação, porém, eram necessárias várias configurações de retificadoras para o acabamento do eixo. No caso, os diâmetros e faces do eixo eram retificados no modelo Junker Quickpoint, antes da retificação dos canais do compressor em retificadoras de forma. 



 

Todos os processos puderam ser feitos, em uma só configuração, com a Jumat 6L. A máquina é equipada com sistemas de medição em processo, o que permite a manutenção da qualidade sem a interferência do operador. Com a tecnologia desenvolvida para a máquina, é possível fazer a verificação dos perfis de canais complexos do compressor e também corrigir automaticamente o curso do dressador dos rebolos de CBN.

A Jumat produz peças com uma variação de avanço total de +/- 3 mícrons e uma precisão de perfil de menos de 6 mícrons. A máquina também possui trocar automático de rebolos e programadas para o gerenciamento de vida útil dessas ferramentas. As peças podem ser transportadas por meio de uma correia que tem autonomia para um turno completo e alimentam a máquina por meio de um gantry interno. Graças a esse sistema, é possível fazer a retificação com uso de óleo refrigerante.

#retificacao #compressor #rotor #retificadoracilindrica #junker #jumat #compressorparafuso #zema



Mais Notícias MM



Economia de carbono neutro na metalmecânica

Fabricante de rodas e autopeças inicia programa com o objetivo de alcançar o nível zero de emissão de gás carbônico em 2040.

02/05/2022


Automação: fabricante de motores moderniza chão de fábrica no Brasil

Cummins realiza atualizações em sua filial em Guarulhos que incluem sistema de localização de componentes e implantação de robôs colaborativos

07/12/2021


Mercado: setor de autopeças deve obter excelentes números em 2021

Levantamento da Sindipeças aponta que alta dos negócios no setor será de 25,5% em relação ao ano passado, com resultados ainda mais positivos em 2022

28/09/2021