Especialista em retificação com o uso de rebolos de CBN, a fabricante de retificadoras de alta velocidade Junker desenvolveu uma retificadora flexível que simplifica a usinagem de eixos de rotor. O modelo Jumat – como é chamada a máquina – tem como principais diferenciais a capacidade de realizar medição de processo de todas as dimensões críticas, incluindo a inspeção e a correção automática do perfil.

Usuária das máquinas da Junker há dez anos, a empresa Sullair LLC, de Michigan (EUA), foi uma das que já testou o novo modelo. Em seu processo de fabricação, o acabamento foi alterado para eliminar a necessidade de eixos duplos e, com isso, obteve maior eficiência em seu compressor. Para a fabricação, porém, eram necessárias várias configurações de retificadoras para o acabamento do eixo. No caso, os diâmetros e faces do eixo eram retificados no modelo Junker Quickpoint, antes da retificação dos canais do compressor em retificadoras de forma. 



 

Todos os processos puderam ser feitos, em uma só configuração, com a Jumat 6L. A máquina é equipada com sistemas de medição em processo, o que permite a manutenção da qualidade sem a interferência do operador. Com a tecnologia desenvolvida para a máquina, é possível fazer a verificação dos perfis de canais complexos do compressor e também corrigir automaticamente o curso do dressador dos rebolos de CBN.

A Jumat produz peças com uma variação de avanço total de +/- 3 mícrons e uma precisão de perfil de menos de 6 mícrons. A máquina também possui trocar automático de rebolos e programadas para o gerenciamento de vida útil dessas ferramentas. As peças podem ser transportadas por meio de uma correia que tem autonomia para um turno completo e alimentam a máquina por meio de um gantry interno. Graças a esse sistema, é possível fazer a retificação com uso de óleo refrigerante.

#retificacao #compressor #rotor #retificadoracilindrica #junker #jumat #compressorparafuso #zema



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024