O Brasil tem uma planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno – o material que desperta cada vez mais o interesse da indústria por suas propriedades especiais: leveza, resistência duzentas vezes maior que a do aço e excelentes condutibilidade térmica e elétrica, entre outras vantagens. A USC GRAPHENE, localizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, detém o status de primeira e maior iniciativa do gênero em escala industrial na América Latina.
Inaugurada oficialmente durante a primeira Feira Brasileira do Grafeno, realizada na UCS neste mês, a área de produção está inserida no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação TecnoUCS foi criado após quase duas décadas de pesquisas avançadas promovidas pela entidade acadêmica para a geração de grafeno em alta qualidade, além de seus derivados e outros nanomateriais. Está em funcionamento desde março do ano passado e tem capacidade instalada de produção de 5 mil kg/ano.
#grafeno #industria #uscgraphene #nanomaterial #ucs #brasil
Mais Notícias MM
Evento que ocorre em setembro em Stuttgart vai reunir fabricantes de máquinas e equipamentos auxiliares dos processos de corte de metais.
20/07/2026
Em um novo ambiente digital a ABM abriu inscrições para um curso que trata da siderurgia até os produtos acabados.
20/07/2026
Sistemas de manufatura avançada serão apresentados em feira e congresso em Santa Catarina.
06/07/2026