O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) anunciou, no último dia 30 de junho, a criação de mais quatro categorias em que irá investir em projetos de pesquisa e inovação de empresas e startups: Chamada Regional, Missão Industrial, Startup.Tech e Agenda.Tech. Estes setores receberão R$ 4,8 milhões para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que visam aumentar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira.

A categoria de Chamada Regional foi criada para remunerar os trabalhos propostos pelos Departamentos Regionais do SENAI, enquanto os outros três setores miram a elaboração de projetos P&D, prova de conceito e estudos setoriais na indústria local.

As startups, micros e pequenas companhias de tecnologia interessadas em participar da iniciativa podem consultar os desafios, propostos por médias e grandes indústrias, e enviar as suas ideias na Plataforma Inovação para a Indústria, criada pelo SENAI e pelo SESI (Serviço Social da Indústria). As propostas selecionadas pelas duas entidades receberão recursos e apoio para que sejam desenvolvidas, passando por processos de validação, em um período de 12 a 36 meses, dependendo da categoria. 

Além dos recursos injetados nas novas categorias, o SENAI também vai aportar R$ 42 milhões na categoria Rota 2030, direcionado à melhoria da inserção da indústria automotiva brasileira no cenário internacional. Os projetos relativos ao Projeto Prioritário Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo, que pertence ao setor, têm como foco o desenvolvimento de competências, a melhoria na eficiência da cadeia produtiva e o aumento de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

#senai #inovacao #industria #projetos #startup #P&D #sesi



Mais Notícias MM



Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024