Com o objetivo de simular aplicações de Internet das Coisas (IIoT) e de indústria 4.0 no setor de automação industrial, a empresa Schneider Electric uniu forças com a Westcon Instrumentação Industrial e com a rede de distribuidores Alliance IADs para criar o laboratório Lab IAD (Lab Industrial Automation Distributor), que foi recém-inaugurado no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo.

O laboratório conta com a linha de sensores da marca Telemecanique e sistemas de rádio e telemetria (Trio), inversores de frequência (Altivar), controle de movimentos e servoacionamentos e robôs (Lexium e Elau/PacDrive), entre outros equipamentos. Foi criado com o objetivo de permitir às empresas responsáveis efetuar simulações e teste de bancada, além de capacitar clientes industriais e parceiros integradores de sistemas.

O Lab IAD é o décimo-primeiro desenvolvido no Brasil pela companhia, uma das líderes mundiais do setor de transformação digital, gerenciamento e automação de energia: já existem iniciativas do gênero nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Bahia e Amazonas. Todos são modulares, ou seja, podem ser configurados conforme o projeto em desenvolvimento, permitindo todo tipo de simulação relativa à comunicação e às funcionalidades em teste.

#laboratorio #industria #quatropontozero #internetdascoisas #automacao



Mais Notícias MM



Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.

20/10/2025


Hypermill integra automação a torneamento e fresamento

Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.

20/10/2025


Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025