Boas notícias para a indústria de máquinas surgem na Espanha, décimo maior fabricante e exportador de máquinas-ferramentas do mundo: neste ano, a tendência é de que os números de mercado sejam muito superiores aos apresentados no ano passado, que foram impactados em função da pandemia do coronavírus. Para a AFM Cluster (Associação Espanhola de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas, Acessórios, Peças e Equipamentos), a previsão de crescimento das vendas para 2021 pode atingir uma taxa entre 12% e 15%.
De acordo com a associação, a recuperação começou no último trimestre de 2020 e tem permanecido constante nos primeiros meses deste ano. Outros fatores que devem contribuir para o aquecimento do mercado são a reativação da economia nos EUA por conta de medidas implantadas pelo governo Joe Biden, a alta na procura entre os chineses por equipamentos de usinagem e as projeções positivas para o mercado na Europa no próximo semestre, impulsionadas pelo avanço na vacinação contra a covid-19.
Em relação ao ano passado, os negócios foram 19,65% menores do que em relação a 2019 (1,32 milhões de euros ante 1,65 milhões de euros), índice que está de acordo com a queda mundial observada no setor, que foi de 19,18%. No país europeu, a área que mais sofreu perdas foi a de metalurgia, com uma diminuição de 21,82%. Reduções significativas também ocorreram nos departamentos de equipamentos de cortes de metal (18,68%), ferramentas e componentes (15%), outras máquinas (17,72%) e acessórios (52,76%).
Já as exportações caíram 22,25% em função das restrições de viagens e transporte provocadas pela epidemia do Covid-19, atingindo 1 milhão de euros, o equivalente a 76% da produção total. No que diz respeito a vendas domésticas, a queda foi de 13,41%. As encomendas de produtos foram 23,5% menores em 2020, mas os números melhoraram a partir do mês de outubro e continuaram bons no primeiro semestre deste ano: por este motivo, a previsão é de uma alta de cerca de impressionantes 25% até dezembro.
#maquinas-ferramenta #maquinasdeusinagem #usinagem #espanha #mercado
Mais Notícias MM
Dados do Instituto Aço Brasil relativos aos primeiros sete meses alertam para a alta de importações de aço chinês, apesar de medidas governamentais para contê-las.
08/09/2025
A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.
11/08/2025
Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.
11/08/2025