A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.
O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.
Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.
Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.
Foto: LigaSP
#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos
Mais Notícias MM
O IBPVC e a Abitelha se uniram para promover o desenvolvimento da indústria de telhas fabricadas em poli(cloreto de vinila) (PVC).
23/09/2025
Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.
23/09/2025
Chegou ao mercado uma nova linha de materiais reforçados da italiana Xenia, com maior resistência ao impacto.
23/09/2025