Aos poucos, os veículos movidos a eletricidade estão se tornando uma realidade no mercado brasileiro, aumentando as oportunidades aos empreendedores que investem no segmento. A Ambev é mais uma empresa de grande porte a apostar nesta tendência, fechando acordo recente com a FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para a aquisição de mil caminhões elétricos e vans. 

Destinada ao transporte dos produtos comercializados pela Ambev, a frota está sendo desenvolvida pela Agrale, com quem a FNM possui parceria de cooperação técnica. Os testes para a montagem dos equipamentos foram iniciados em dezembro do ano passado na unidade 2 da montadora, localizada na cidade de Caxias do Sul (RS). A produção em série deve ser iniciada em fevereiro ou março deste ano.

Os veículos terão autonomia programada para rodar 100 km, podendo chegar até 500 km sem necessidade de reabastecimento, a ser realizado nos centros de distribuição da Ambev em um período de até 4 horas. Com sistema anticolisão e conectados aos sistemas da fabricante de bebidas, terão a capacidade de fornecer ao motorista informações em tempo real sobre rota, trânsito, trajeto e desempenho. 

A entrega dos produtos está prevista para 2023, ano em que a fabricante de bebidas pretende ter metade de sua frota rodando com energia limpa. Cada caminhão elétrico, segundo a empresa, deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 para o meio ambiente. 

De volta ao mercado

O projeto marca o retorno da FNM, conhecida no mercado brasileiro como “Fenemê” até o fim dos anos 80, quando encerrou as suas atividades. A grande diferença é que, antes denominada Fábrica Nacional de Motores, agora a empresa se chama Fábrica Nacional de Mobilidades e com foco exclusivo em caminhões e vans elétricas, além do serviço de RePower (transformação de veículos a diesel em elétricos).

Com visual e logomarca que remetem à antiga fabricante, os produtos desenvolvidos pela empresa terão boa parte de suas peças importadas dos EUA e serão montados nas dependências da Agrale em Caxias do Sul. Os veículos deverão ter, além de telas e sistemas de monitoramento, recursos como alertas para a mudança involuntária de faixa e de distração do motorista. Por enquanto, dois modelos estarão à venda, que não terá concessionárias: o FNM 832 (foto acima), que tem Peso Bruto Total (PBT) de 13 toneladas e 6,2 m de comprimento; e o FNM 833, com 18 toneladas e 7,2 metros de comprimento.



Mais Notícias MM



Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024


Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem

A fabricante alemã de porta-ferramentas adquiriu participação na desenvolvedora de software de controle e inventário de ferramentas Wintool.

04/03/2024