Os interessados em apresentar trabalhos na 19ª edição do CONAF (Congresso ABIFA de Fundição), têm até o dia 15 de fevereiro para mandar os resumos para os e-mails wgutierres@abifa.org.br e conaf@abifa.org.br. Os textos devem ser enviados no formato Word, fonte Arial, corpo 12, e precisam ser inéditos no Brasil: se aprovados pelo comitê técnico, terão os direitos de publicação cedidos para a ABIFA (Associação Brasileira de Fundição). Os autores serão comunicados dos resultados até o dia 8 de março.

As inscrições devem contar com o nome completo, e-mails e telefones dos autores e do apresentador do trabalho, com uma destas pessoas indicada como contato. Em relação aos temas, devem contemplar os seguintes tópicos (e temas correlatos): fundição de ferro, aços e metais não ferrosos; fundição de precisão; gestão de empresas; a indústria de fundição competitiva frente ao mercado internacional; sustentabilidade; inovação e casos de sucesso; e interação da cadeia produtiva do setor: fornecedores x fundição x consumidores.

Em relação ao tamanho do texto, os formatos obrigatórios são os seguintes: a) Título: até 150 caracteres; b) Objetivo: até 460 caracteres; c) Metodologia: até 620 caracteres; d) Resultados esperados ou alcançados: até 620 caracteres.  

Com o tema central “A Fundição e seus Desafios”, o CONAF 2021 será realizado entre 14 e 17 de setembro deste ano no Pro Magno Centro de Eventos, na capital de São Paulo. O evento é organizado pela ABIFA em parceria com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e a ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração).



Mais Notícias MM



Curso do SENAI vai abordar operação de centro de usinagem CNC

Novo curso presencial do SENAI Campinas será realizado a partir de março e terá como tema central a operação de centros de usinagem CNC.

02/03/2026


Tecnologia de retificação será tema de feira internacional

A associação alemã VDW vai realizar em maio, em Stuttgart, a nova edição do GrindingHub, um evento que reunirá empresas desenvolvedoras de tecnologia para a retificação de peças metálicas.

12/02/2026


Congresso sobre inovação da indústria será realizado em SP

Evento que acontece em março terá como temas soluções brasileiras em circularidade, transição digital e inteligência artificial na indústria.

19/02/2026