A Bold, empresa fabricante de chapas plásticas sediada em Jaraguá do Sul (SC), desenvolveu o acrílico Bold NanoPower com ação antiviral ativa. O produto, desenvolvido com tecnologia nacional, já está disponível no mercado como mais uma alternativa dos materiais plásticos no combate à pandemia de Covid-19.

 

O Bold NanoPower é um acrílico formulado com nanopartículas de cobre, capaz de eliminar 99% dos vírus (em testes realizados com CCov, mesma família que o Sars-Cov-2) que entrarem em contato em apenas 30 segundos. Sua formulação garante que a ação antiviral permaneça ativa ao longo dos anos, durante toda a vida útil da peça. Isso graças a incorporação do aditivo em todo material, não se restringindo apenas à sua superfície.

 

De acordo com a companhia, as nanopartículas de cobre atuam como um ímã atraindo os vírus e desintegrando sua camada bilipídica, o que inibe a ação viral. Um vídeo sobre o desenvolvimento e atuação do material pode ser assistido no seguinte link:

 

 

Suas características são similares às do acrílico (PMMA) convencional, incluindo o alto índice de transparência. Uma vez que as nanopartículas são imperceptíveis a olho nu, a transparência e transmitância do material são preservadas, inclusive após transformação por processos como corte, dobra, usinagem e outros tipos de moldagem, sem perder o efeito virucida.

 

A novidade foi desenvolvida em parceria com a start-up TNS Nanotecnologia, sediada em Florianópolis (SC), que já atua em parceria com outros setores desenvolvendo aditivos antivirais nanoparticulados.

Para a Bold, o novo material foi desenvolvido em função da disseminação do novo coronavírus para ser usado como barreira de proteção física, mas tem potencial de utilidade pós-pandemia tanto em setores industriais como médico-hospitalar, odontológico, laboratorial, fabril, de artigos para bebês, alimentício, quanto em bares, restaurantes e buffets.

 

(Fotos: Bold)

#plastico #antiviral #acrilicoantiviral #boldnanopower

 

Conteúdo relacionado:

Acordo amplia a oferta de agentes antimicrobianos para polímeros no Brasil

Filme plástico livre de inseticida para controle de pragas



Mais Notícias MM



Acordo vai promover a indústria de telhas de PVC

O IBPVC e a Abitelha se uniram para promover o desenvolvimento da indústria de telhas fabricadas em poli(cloreto de vinila) (PVC).

23/09/2025


Escola LF fará evento sobre manutenção de máquinas industriais

Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.

23/09/2025


Compostos termoplásticos com mais resistência ao impacto

Chegou ao mercado uma nova linha de materiais reforçados da italiana Xenia, com maior resistência ao impacto.

23/09/2025