Uma alternativa ao uso de materiais convencionais para preenchimento e nivelamento de aterros é a tecnologia de grandes blocos fabricados em poliestireno expandido (EPS) Geofoam, desenvolvida pela Termotécnica (Joinville, SC).

Os blocos de EPS têm baixa densidade, variando entre 10 e 30 kg por metro cúbico, e são recomendados para aplicações em solos moles, onde aterros preenchidos com materiais convencionais poderiam causar instabilidade ou rupturas.

 

Também apresentam baixa absorção de água e alta durabilidade, com vida útil estimada entre 50 e 100 anos. Seu baixo peso permite uma redução drástica na carga aplicada ao solo, minimizando riscos de recalques e dispensando o longo tempo de espera para a acomodação do terreno.

 

Pedro Scatena, engenheiro especialista em soluções geotécnicas com poliestireno expandido (EPS), comentou em um informativo enviado à imprensa que a tecnologia desenvolvida pela Termotécnica foi utilizada na duplicação da BR-101 na cidade pernambucana de Goiana.

 

No Estado de Santa Catarina os blocos de EPS Geofoam foram utilizados em obras de trechos que fazem a interseção entre as rodovias SC-486 e BR-101, no município de Itajaí.

 

Imagens: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Mais soluções avançadas em materiais compósitos no ar

 

Postes de polímeros reforçados com fibra de vidro são temas de estudo



Mais Notícias MM



Chen Hsong apresenta nova linha de injetoras verticais

A fabricante chinesa lançou no Brasil uma linha de máquinas verticais com mesa rotativa, e também linhas que combinam o fechamento vertical com injeção horizontal.

28/07/2026


Novo filamento de PLA tem mais resistência mecânica e a estabilidade térmica

O insumo desenvolvido pela Polymaker apresenta resistência ao impacto duas vezes superior à do PLA convencional e suporta até 150 °C em ambientes sem carga, mantendo os parâmetros operacionais de impressão do PLA padrão.

28/07/2026


Encerram-se em agosto as inscrições para o International Award 2026

Prazo final para as inscrições de projetos que vão concorrer no evento foi divulgado pelo Think Plastic Brazil.

28/07/2026