A empresa de transformação de sucata de alumínio Metalex, parte integrante da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), vai investir R$ 50 milhões para instalar uma linha de tratamento de sucata em sua planta na cidade de Araçariguama (interior de São Paulo). O aporte pretende ampliar a capacidade de reciclagem por meio do aumento do uso da sucata de obsolescência.

 A primeira fase do projeto envolve a instalação de um forno sidewell na empresa, prevista para ser concluída no fim de 2021, com a intenção de aumentar a produção de tarugos dos atuais 75 mil para 90 mil toneladas por ano. Na segunda etapa, uma nova linha de reciclagem será implantada até 2023, visando maximizar o consumo de sucata de 60% para 80% no mix de produção dos tarugos. 

As mudanças também têm o objetivo de melhorar os impactos ambientais das atividades da Metalex: quando as obras forem concluídas, prevê-se que a emissão de GEE (gases do efeito estufa) passe a ser de 1,4t CO²e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) - tornando-a referência no mercado global.



Mais Notícias MM



Indústria do aço enfrenta retração em 2025

Dados do Instituto Aço Brasil relativos aos primeiros sete meses alertam para a alta de importações de aço chinês, apesar de medidas governamentais para contê-las.

08/09/2025


WEG amplia unidade no Espírito Santo

A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.

11/08/2025


Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025