A complexidade do processo de retificação inspirou a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta (VDW) e a Messe Stuttgart e a Associação Suíça da Indústria de Máquinas, Elétrica e de Metais (Swissmem) a realizarem em maio deste ano uma feira específica para as empresas fornecedoras de máquinas e sistemas voltados para este processo industrial. A GrindingHub foi realizada em Stuttgart (Alemanha) e o seu sucesso resultou na programação de uma edição para as Américas, que será realizada de  18 a 20 de maio de 2027 em Cincinnati (Ohio, Estados Unidos).

 

O novo evento internacional terá foco claro em processos de retificação de alta precisão, atendendo uma demanda antiga de fabricantes e subsidiárias norte-americanas por um evento técnico realmente especializado. Sob o lema “Where precision meets progress” (onde a precisão encontra ao progresso), a feira será um ponto de encontro estratégico para todos os elos da cadeia de usinagem que trabalham com requisitos rigorosos de precisão e qualidade, superfícies funcionais e estabilidade de processo.

O perfil dos expositores que ocuparão o Cincinatti Convention Center (foto) cobre todo o ecossistema da retificação, desde máquinas e ferramentas abrasivas até soluções de automação, metrologia, digitalização e produção sustentável. Em linha com as tendências globais da usinagem, ganha destaque a integração entre hardware e software: sistemas de monitoramento de processo, controle da qualidade em tempo real, pacotes de análise de dados e células automatizadas que combinam retificação, medição e correção de trajetória em um fluxo contínuo. A programação vai enfatizar demonstrações ao vivo e tecnologias voltadas a elevar a produtividade, reduzir custo por peça e redefinir o patamar de precisão em metais difíceis de usinar, a exemplo das ligas aeronáuticas e aços endurecidos.

 

Cincinnati foi escolhida por situar-se no coração do cluster industrial do Meio-Oeste, com acesso direto a polos automotivos e aeroespaciais em Ohio, Kentucky e Indiana, além da vizinhança com a GE Aerospace e uma extensa base de sistemistas automotivos.

 

De acordo com a organização, essa localização encurta a distância entre os grandes usuários finais de processos de retificação – montadoras, OEMs de aeroespacial, defesa, dispositivos médicos e bens de capital – e os fornecedores globais de máquinas, abrasivos, dressadores, soluções de balanceamento e softwares de simulação.


 

Para os decisores de compras e engenharia de manufatura, a feira se coloca como uma vitrine concentrada de soluções para gargalos típicos da retificação: capacidade, qualidade dimensional, acabamento superficial e custos de setup.


 

O conselho consultivo do evento reúne empresas como Action SuperAbrasive, Anca, Norton Saint‑Gobain, Rollomatic, Star SU LLC, Supertec Machinery, United Grinding North America e Vollmer America, entre outros.


 

Mais informações sobre a feira podem ser encontradas aqui.

_________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Messe Stuttgart

 

Continue por dentro das notícias da indústria de manufatura:

 

Prêmio Kaizen Inovação reconhece a competência de ferramentarias

 

Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas


 



Mais Notícias MM



Curso do SENAI vai abordar operação de centro de usinagem CNC

Novo curso presencial do SENAI Campinas será realizado a partir de março e terá como tema central a operação de centros de usinagem CNC.

02/03/2026


Tecnologia de retificação será tema de feira internacional

A associação alemã VDW vai realizar em maio, em Stuttgart, a nova edição do GrindingHub, um evento que reunirá empresas desenvolvedoras de tecnologia para a retificação de peças metálicas.

12/02/2026


Congresso sobre inovação da indústria será realizado em SP

Evento que acontece em março terá como temas soluções brasileiras em circularidade, transição digital e inteligência artificial na indústria.

19/02/2026