A feira EMO Hannover 2025, que está acontecendo esta semana, possui uma área temática dedicada a startups que desenvolveram tecnologias para auxiliar na fabricação mecânica e, inclusive, na usinagem. São 50 startups de oito países expondo tecnologias no Pavilhão 6, estandes C11 e F18. 


Os visitantes poderão ver de perto sistemas que podem aprimorar os processos produtivos executados em ferramentarias, por exemplo, os quais podem conectar máquinas-ferramentas com ambientes digitais e otimizar a fabricação. Trata-se de tecnologias que são baseadas em inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas para aplicações em parques fabris, entre outros sistemas alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. 

A startup Smart Factory, da Holanda, vai expor na EMO uma tecnologia que conecta máquinas CNC de marcas diferentes, fornecendo dados provenientes da produção em tempo real. “Otimizamos os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, ou traduzindo para o português, planejamento dos recursos da empresa) e planejamento de forma semelhante aos aplicativos de navegação que calculam a melhor maneira de evitar congestionamentos. O resultado é uma maior produtividade, maior desempenho de entrega no prazo, clientes satisfeitos e maiores lucros graças à gestão da produção orientada por dados”, comentou Frank Westervoorde, cofundador da startup.


A Process.Science, startup da cidade alemã de Hamburgo, vai apresentar sistemas voltados para a otimização de processos fabris. “Estamos na EMO para mostrar como as empresas de manufatura podem obter novas oportunidades por meio da otimização de processos orientada por dados, pelo uso do novo ‘IoT Miner’, dedicado à obtenção e processamento de dados a partir de sensores”, comentou Lucas M. Schroth, CEO e cofundador da empresa. 


“Esta é a quarta vez que realizamos a ‘Startup Area’ na EMO. É um conceito que ajuda a criar conexões entre empresas consolidadas em nosso setor e empresas de tecnologia emergentes. A forte demanda, apesar da difícil situação econômica, mostra que, juntamente com a VDMA Startup Machine, construímos uma excelente reputação entre as startups. E elas esperam boas oportunidades de negócios com sua participação na EMO”, afirmou Stephanie Simon, que está à frente da organização da área temática dedicada às startups


Acesse o hub de informações sobre a feira EMO 2025 no nosso portal e confira mais informações sobre as atrações que estarão acontecendo por lá. Leia também a reportagem especial “Inovar na manufatura será o tema da próxima EMO Hannover”, na edição digital da Máquinas e Metais.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Kai-Uwe Knoth/VDW.

 

Você também pode gostar:

 

Fundamentos da usinagem em análise

 

Usinagem é destaque nos cursos gratuitos do SENAI

 

Usinagem na era digital



Mais Notícias MM



Plataforma simplifica programação de robôs industriais

Um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção foi desenvolvido pela Igus.

28/11/2025


Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

17/11/2025


Sistema de medição flexível para diferentes modos de produção

A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.

19/11/2025