A Aveva (São Paulo, SP), com sede no Reino Unido, está desenvolvendo no Brasil programas voltados para a modernização de plantas industriais que podem ser implementados em linhas de transformação de plásticos. O serviço de consultoria abrange a produção de gêmeos digitais de fábricas e processos, além de treinamento para o uso de dispositivos que permitem o acompanhamento de operações por meio de realidade virtual e/ou aumentada.

Os trabalhos são iniciados a partir da avaliação dos procedimentos realizados no parque fabril, etapa em que são analisados os tipos de produtos confeccionados, as matérias-primas utilizadas, o layout da fábrica e seus ativos – máquinas, ferramental, sistemas de fluxo de materiais e equipamentos de movimentação de cargas –, por exemplo. Em seguida, é estabelecida a estratégia referente a eventuais mudanças que sejam necessárias, bem como os prazos para a sua consolidação. Nessa fase podem ser definidas frentes de trabalho que atuarão nas atividades rotineiras da contratante, inserindo passo a passo novas diretrizes e esclarecendo os objetivos da empreitada.

Entre as possíveis ações estão a unificação de processos automatizados atribuídos a departamentos distintos, criação de alertas de falhas que podem ser enviados por e-mail, otimização de protocolos e sinergia entre equipes, seja compartilhando informações e/ou esforços para alinhar as responsabilidades de cada área.

Segundo Marcio Razera, responsável pelo departamento de vendas da empresa no País, tanto a determinação de modificações como o andamento do processo dependerá do porte e da maturidade da companhia que solicitou os serviços. Como recomendação ele disse que os clientes podem optar por planos simples e de rápida implementação, direcionando, por exemplo, os respectivos trabalhos a departamentos que estejam enfrentando situações críticas.

 

#digitalizacaodaindustria #industria40 #plastico #plastic



Mais Notícias MM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025