A Syensqo, divisão de especialidades químicas da belga Solvay, com unidade brasileira em Itatiba (SP), anunciou o sucesso do uso do composto pré-impregnado CYCOM 5250-4HT para aplicações em alta temperatura de serviço. Em parceria com a fabricante de aeronaves Boeing, o material foi usado em substituição ao titânio no bico de escape do modelo MQ-25 Stingray, projetado para a Marinha dos Estados Unidos. Este será o primeiro veículo aéreo não tripulado para reabastecimento, baseado em porta-aviões.
Os revestimentos da asa e da fuselagem da aeronave são feitos com os compostos pré-impregnados CYCOM de alto desempenho e pelos materiais adesivos FM. A substituição levou a uma redução de peso importante, permitindo que a aeronave transporte mais combustível. Um benefício adicional é reduzir a dependência de titânio, que tem impacto positivo na cadeia de suprimentos.
O CYCOM 5250-4HT é um sistema de resina bismaleimida com alta estabilidade térmica após ciclos térmicos, sendo por isso ideal para uso em alta temperatura, em componentes próximos a motores para aplicações de defesa, propulsão, espaço e lançamento, além de aplicações automotivas de alto desempenho.
Ele está disponível em uma variedade de formatos de produtos de carbono, vidro e quartzo e é compatível com a linha de adesivos e revestimentos de alta temperatura da Syensqo.
“A demonstração tecnológica bem-sucedida, possibilitada pela estreita colaboração entre as equipes de engenharia da Boeing e da Syensqo, validou a viabilidade da integração do sistema de materiais CYCOM 5250-4HT na estrutura do bico de escape”, comentou Josh Dustin, Gerente Sênior de Pesquisa e Tecnologia da Boeing, Tecnologia de Estruturas. “Este foi um passo fundamental para impulsionar a arte do possível com aplicações de compostos de alta temperatura.”
CYCOM® e FM® são marcas registradas da Syensqo.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagens: Syensqo
Leia também:
BASF lança compostos para fabricação de componentes elétricos
Mais Notícias MM
O IBPVC e a Abitelha se uniram para promover o desenvolvimento da indústria de telhas fabricadas em poli(cloreto de vinila) (PVC).
23/09/2025
Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.
23/09/2025
Chegou ao mercado uma nova linha de materiais reforçados da italiana Xenia, com maior resistência ao impacto.
23/09/2025