A Avantium NV (Holanda), desenvolvedora de materiais poliméricos renováveis e circulares, anunciou uma parceria com a Bottle Collective, um grupo de marcas que se uniram para desenvolver garrafas especiais com fibras. O resultado foram as garrafas produzidas com a tecnologia de Fibra Moldada a Seco (DMF, do inglês dry molded fiber).
Foi utilizado o polímero de origem vegetal polietileno furanoato (PEF) da Avantium na aplicação de liners das garrafas, aprimorando as suas propriedades de barreira e o índice de sustentabilidade. O PEF da linha Releaf já é utilizado na moldagem de frascos (foto ao lado).
O Bottle Collective foi lançado em 2023 pela PA Consulting, consultoria global em inovação e transformação, e pela PulPac, empresa sueca de pesquisa e desenvolvimento e de propriedade intelectual responsável pelo processo de produção DMF, que utiliza celulose para produzir embalagens à base de fibra de baixo custo e alto desempenho.
Em 2024, a LogoPlaste, especializada em moldagem por sopro e injeção, juntou-se ao Bottle Collective e desenvolveu os primeiros protótipos funcionais. Parceiros de marcas líderes globais, incluindo Diageo, Opella e Haleon, também se juntaram ao Bottle Collective para continuar desenvolvendo e expandindo as aplicações para as garrafas de fibra.
A Avantium fornecerá o PEF ao Bottle Collective para a moldagem dos liners que garantem a estanqueidade dos frascos após o seu fechamento. De origem 100% vegetal, o material possui propriedades de barreira superiores, protegendo o sabor e as características das bebidas gaseificadas.
O PEF também possui maior resistência mecânica do que os plásticos convencionais, permitindo a moldagem de embalagens mais finas e reduzindo a quantidade de material necessária.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: frasco em PEF da Avantium
Leia também:
Mais Notícias MM
Empresa da Dinamarca vai levar à feira K um antiincrustante sustentável, para uso na polimerização de poliolefinas.
13/06/2025
A nova linha de auxiliares de processamento é indicada para a produção de filmes em poliolefinas e não contém os PFAS, hoje conhecidos como “químicos eternos” devido à sua difícil decomposição.
10/06/2025
Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.
10/06/2025