A Metal Work, com matriz na Itália e subsidiária brasileira em São Leopoldo (RS), lançou o sistema para monitoramento de máquinas industriais EB80 Wireless. A tecnologia pode ser utilizada para gestão de dados provenientes do chão de fábrica e já está disponível para comercialização.
A tecnologia possibilita o monitoramento em tempo real do desempenho dos atuadores conectados em, por exemplo, máquinas de usinagem, de corte e conformação de chapas e também de fabricação de peças plásticas.
Suas funcionalidades favorecem a manutenção e contribuem para diminuir o tempo de tempo de resposta e eventuais falhas. Os dados são coletados por sensores e os clientes podem configurar diferentes “ilhas” em parques fabris.
Hernane Cauduro, diretor geral da Metal Work, conversou com a reportagem da Máquinas e Metais na Expomafe, onde a empresa foi expositora, e explicou que o sistema EB80 Wireless possui protocolo de comunicação próprio. O sistema pode se comunicar com outras redes digitais industriais que possuem protocolos de comunicação diferentes.
Além disso, os clientes podem acompanhar o processamento dos dados por aplicativos instalados em dispositivos móveis. “Já tivemos um caso em que um de nossos técnicos foi enviado para uma empresa em Manaus onde, ficamos sabendo depois, que uma falha ocorrida na linha de produção foi causada porque um dos sensores se desconectou. Isso poderia ter sido facilmente corrigido por assistência técnica remota, pelo aplicativo”, complementou Hernane. A empresa também fornece assistência técnica local.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Fotos: Danilo Ramos.
Continue por dentro das notícias do setor de usinagem:
Digitalização de projetos e fabricação poderá se tornar mais acessível
Broca com ponta intercambiável é indicada para furação de altos volumes
#MetalWork #MáquinaseMetais #EB80Wireless
Mais Notícias MM
A gaúcha Comac desenvolveu uma linha de células robóticas para usinagem de polímeros e materiais compósitos, incluindo os reforçados com fibras de vidro.
25/08/2025
Empresa gaúcha comercializa centro de usinagem vertical fabricado na China, que possui motor do spindle com potência de 15 kW.
25/08/2025
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025