Entre 15 e 18 de julho vai acontecer no Complexo Expoville, em Joinville (SC), a Feira e congresso Intermach – Tecnologia para a Indústria Metalmecânica, reunindo também empresas ligadas ao setor de usinagem, como as que são comentadas a seguir.
A Altona Engenharia Industrial, do Grupo Altona (Blumenau, SC), por exemplo, confirmou participação e vai levar ao evento o seu portfólio de serviços com operações de fundição, caldeiraria e usinagem, que abrangem desde a análise de engenharia até a entrega de conjuntos e peças com peso variando entre 10 kg a 12 toneladas.
Já o Grupo Arsystem vai destacar sua linha completa de abrasivos Suryha e ferramentas para usinagem, soldagem, polimento e estiletes de segurança. Produzida na fábrica da empresa, em Caxias do Sul (RS), a linha é projetada especialmente para o trabalho com aço inox, proporcionando alto desempenho, durabilidade e acabamento superior. Os equipamentos e ferramentas a serem levados para a feira são destinados a processos industriais como usinagem, soldagem, polimento e estiletes de segurança.
A Braffemam (Campo Largo, PR) vai lançar prensas dobradeiras sincronizadas para chapas metálicas, com recursos para compensação automática do retorno elástico. Novos softwares CNC, desenvolvidos para máquinas com sistema de estabilização por eixo, também serão mostrados.
A Cromoville, de Joinville (SC) vai divulgar a aplicação de cromo duro industrial em peças de pequeno, médio e grande porte, além de serviços de usinagem, retificação cilíndrica, polimento e fabricação de peças. Os serviços de aplicação de cromo duro estão disponíveis para peças novas e usadas.
A Heinz-Tools (Diadema, SP) vai levar para a feira catarinense a sua linha completa de ferramentas de corte de alta performance para as indústrias que trabalham com usinagem.
A Novatech (Caxias do Sul, RS) vai expor sua linha de máquinas CNC com destaque para o centro de usinagem vertical BF-V11, ideal para a indústria de moldes, matrizes e ferramentas, oferecendo alto desempenho e precisão. A máquina possui três eixos com cursos de 1150, 660 e 650 mm (X, Y, Z, respectivamente), motor de 15kW e rotação de 12.000 rpm. Além disso, conta com avanço rápido, três transportadores de cavacos e uma estrutura robusta.
A Oximag (Santo André. SP), fabricante de equipamentos magnéticos para diversos segmentos industriais, vai levar ao evento sua linha voltada para o segmento de usinagem e indústria metalmecânica em geral. Entre os destaques estão as placas eletropermanentes e as morsas magnéticas, que proporcionam maior segurança e precisão aos processos de fixação de peças em máquinas CNC.
A Produre (Joinville, SC) vai promover as soluções de engenharia de performance com metodologias práticas e eficazes voltadas para operações industriais. O foco é utilizar menos recursos, promover a autonomia dos processos, eliminar desperdícios, aumentar a segurança e reduzir a dependência de variáveis humanas.
Em sua estreia na Intermach, a SAF Máquinas vai divulgar a representação de máquinas de alta performance para usinagem, tendo como destaques os centros de usinagem de alta velocidade, projetados para garantir máxima performance e precisão. Com deslocamentos de até 56 metros por minuto e aceleração do spindle de 0,15 metros por segundo, de fabricantes como Brother e Citizen.
A Tecnoind Engenharia (Joinville, SC) vai participar da feira em um estande compartilhado do Núcleo de Automação da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), onde vai mostrar soluções em projetos e serviços de engenharia mecânica. Por meio de uma bancada interativa a exibição de um vídeo, vai destacar os seus principais serviços e como as soluções podem impulsionar a produtividade e segurança nas indústrias.
A Vega Engenharia e Arquitetura (Joinville, SC) vai marcar presença na feira apresentando projetos de arquitetura e engenharia compatibilizados e pensados em agregar valor para ambientes industriais e comerciais.
Eventos e visita imersiva
Também serão realizados workshops gratuitos durante a Intermach, tratando de temas como visão computacional e IA na indústria metal mecânica; ESG; metrologia; gestão de projetos; importação de máquinas-ferramenta; cibersegurança; pneumática e impressão 3D.
Um seminário especial sobre metrologia na indústria metalmecânica reunirá profissionais de empresas desse segmento tratando da importância desse tema no sucesso das operações industriais.
Já o Cintec – Congresso Mecânica e Automação, terá uma programação distribuída ao longo dos quatro dias de evento, com apresentações de especialistas em laser, inteligência artificial, manufatura aditiva e robótica industrial, além de uma visita técnica imersiva à ISI – Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, na Zona Industrial Norte de Joinville.
Informações sobre a Intermach e seus expositores podem ser obtidas aqui.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Intermach
Leia também:
Insertos autocentrantes em nova linha de fresas da Seco
Mais Notícias MM
Sistema para gestão de dados provenientes da produção, que pode ser utilizado na usinagem, já está disponível para comercialização.
19/05/2025
A empresa integrou ao seu portfólio uma nova máquina que apresenta curso máximo de 700 mm, possui spindle com velocidade de até 2.500 rpm, e que já está disponível para comercialização.
19/05/2025
O Grupo Alltech lançou um modelo de máquina concebido para a prestação de serviços de usinagem no sistema “job fácil”, em que as empresas que precisam produzir podem encontrar máquinas disponíveis de forma remota.
19/05/2025