A alemã wfplastic fabrica monitores para sistemas de câmara quente que detectam possíveis vazamentos nesses circuitos em seu estágio inicial.
O mecanismo se baseia em criar um fluxo de ar suave em de tubos de aço inoxidável muito flexíveis e com 1,6 mm de diâmetro externo. Esses tubos são instalados ao longo dos cabos de conexão elétrica dos sistemas de câmara quente. Na saída do canal quente, os tubos são unidos em um coletor de ar. Caso haja vazamento de resina fundida, ele sela as extremidades dos tubos e ocasiona uma mudança de pressão que é facilmente detectada, disparando o alerta para a interrupção do processo de injeção e o subsequente reparo.
Dentre as causas possíveis de vazamento de resina em sistemas de câmara quente estão falhas na construção, ajuste incorreto, ou ainda, serviços de reparo e manutenção não conformes. Em um primeiro momento, os vazamentos não ocasionam grandes danos, mas ao longo do tempo podem comprometer o funcionamento das câmaras quentes (foto), com a consequente parada de máquina por tempo indefinido, conforme a gravidade.
Os monitores são adaptáveis a qualquer tipo de molde com sistema de câmara quente. Para a instalação é necessário conexão de ar comprimido na faixa de 3 a 14 bar e alimentação em corrente alternada (de 100 a 240 V). Estão disponíveis modelos com 8, 16 ou 32 pontos de monitoramento.
A wfplastic procura parceiros no mercado brasileiro para a comercialização da sua linha de produtos, que inclui ainda moldes para corpos de prova de padrão internacional.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens: wfplastic
Leia também:
Nova injetora elétrica da Engel passa a integrar a série sem colunas
Spray auxilia na digitalização precisa de peças
#monitoramento
#câmaraquente
#wfplastic
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025