O uso de chapas metálicas é uma forma rápida e versátil de dar acabamento a fachadas na construção civil, e por isso tende a se disseminar rapidamente. Para adicionar novas possibilidades a esses elementos em termos de projeto arquitetônico, pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Máquinas Ferramentas e Tecnologia de Conformação (IWU), na Alemanha, criaram um método que permite obter elementos metálicos de fachada coloridos e com relevo.

 

O instituto se uniu à construtora de fachadas Wirth & Co. GmbH e à especialista em revestimentos WOBEK-Design GmbH para desenvolver elementos em um projeto conjunto que visa demonstrar as novas possibilidades tecnológicas, baseado na imagem de um peixe com diversas variações de cores.

 

O revestimento colorido enfatiza o efeito tridimensional da forma, além de ter a função de proteger o metal contra intempéries. Durante o processamento, o lado da chapa metálica oposto à ferramenta de conformação (punção) recebe inicialmente um revestimento em pó branco estável à conformação. Na sequência é feita a impressão da imagem a jato de tinta colorida, que também tem propriedades elásticas e não é danificada pela conformação.

 

A chapa metálica é então moldada por estampagem incremental com um punção de 12 milímetros de diâmetro, que a pressiona gradualmente contra uma matriz 3D correspondendo à imagem impressa (imagem ao lado). O processo de conformação leva um pouco mais de tempo, mas elimina a necessidade de ferramentas típicas dos processos de estampagem profunda. No caso do elemento decorativo em formato de peixe, com aproximadamente 2 metros de comprimento, 1 metro de altura e quase 20 centímetros de profundidade, a equipe do projeto calculou que a conformação incremental é mais econômica do que a estampagem profunda, embora esta seja mais rápida. A execução de projetos de pequena escala é outro fator que inviabiliza a construção de ferramental de estampagem.

 

O trabalho é concluído após a aplicação de um revestimento transparente resistente aos raios UV, a única camada aplicada após o processo de conformação. Ela sela quaisquer áreas da superfície pintada que possam ter se tornado porosas devido ao processo metalúrgico.

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Fraunhofer IWU

 

 

 

 

 

Leia também:

 

Distribuidora de aços investe em internacionalização e capacitação

 

Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em março.

 



Mais Notícias MM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025