Pequenas e médias empresas do setor de manufatura, e, inclusive, da área de usinagem, podem receber consultoria do SENAI para a implementação de tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 e a criação de estratégias voltadas para o aumento da produtividade.
Essa também é a premissa do Sebrae, que é uma das instituições que estão à frente do programa Brasil Mais Produtivo, a partir do qual, em 2024, foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos a empresas de pequeno e médio porte.
Os trabalhos realizados no ano passado envolveram consultoria e acompanhamento de projetos sobre manufatura enxuta, transformação digital e eficiência energética em fábricas. Para este ano, o SENAI prevê 10,8 mil atendimentos e os temas mencionados acima continuarão a fazer parte da pasta de projetos. Além disso, serão realizados treinamentos para profissionais de diferentes departamentos.
Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, comentou: “Com o apoio técnico do SENAI e do Sebrae, as micro, pequenas e médias indústrias podem implementar ações de baixo custo e alto impacto na gestão e no processo produtivo, utilizando consultorias especializadas e trilhas de aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital”.
As empresas podem obter mais informações nesta página e fazer o cadastro aqui. A Indústria 4.0 é tema da seção de mesmo nome que você encontra em nosso site, e também na edição digital da Máquinas e Metais.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Pressfoto, Freepik.
Você também pode gostar:
Demanda estável e necessidade de investir
Gestão industrial e tecnologia são temas de mestrado e doutorado
#SENAI #Sebrae #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Escola SENAI Roberto Mange oferece cursos com formato presencial e com mais de mil horas de duração. Há cursos sobre usinagens especiais e de fabricação de peças para o setor aeroespacial.
08/09/2025
A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.
08/09/2025
O escopo da publicação inclui a gestão de projetos e engenharia, além de outros temas da indústria de manufatura como orçamento e riscos.
21/08/2025