A fabricante de embalagens Alpla, de origem austríaca e com unidades em diversas cidades brasileiras, desenvolveu uma garrafa para vinho em poli(tereftalato de etileno) (PET), e já está con
quistando mercados com um apelo de sustentabilidade, algo inusitado neste momento em que a opinião pública em geral condena o uso dos plásticos.
As garrafas apresentam como vantagens o peso reduzido, associado à redução de custos de transporte e armazenamento, além de aspectos de sustentabilidade. Uma garrafa feita com 30% de PET reciclado tem pegada de carbono 42% menor em comparação com uma garrafa de vidro tradicional, de acordo com informações da Alpla. Além disso, a produção de
garrafas de PET requer temperaturas muito mais baixas (260°C) em comparação com o vidro (1.500°C), resultando em menor consumo de energia e emissões.
As garrafas de PET para vinho estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e designs, permitindo que os produtores atendam às demandas de individualização do mercado.
A vinícola austríaca Wegenstein adotou as embalagens de PET para os seus vinhos, reduzindo suas emissões de CO2 em cerca de 50%, de acordo com um comunicado de imprensa da Alpla. “A garrafa PET cumpre o que promete. É visualmente atraente, garante a nossa qualidade e é prático”, comentou Herbert Toifl, diretor administrativo da Wegenstein.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens Alpla
Leia também:
Mais Notícias MM
O Instituto de Embalagens lançou o livro “Embalagem & Sustentabilidade” que já está disponível para comercialização.
14/07/2026
O Aimplas está coordenando um projeto dedicado à reutilização de materiais reciclados oriundos de pás de turbinas eólicas. Os esforços se concentram na otimização de softwares para triagem e identificação não destrutiva de materiais reciclados.
30/06/2026
A nova edição do evento terá como tema central a atuação de recicladores e transformadores em conformidade com o Decreto 12.688, que se estende às pequenas empresas a partir de julho.
29/06/2026