A fabricante de embalagens Alpla, de origem austríaca e com unidades em diversas cidades brasileiras, desenvolveu uma garrafa para vinho em poli(tereftalato de etileno) (PET), e já está conquistando mercados com um apelo de sustentabilidade, algo inusitado neste momento em que a opinião pública em geral condena o uso dos plásticos.

 

As garrafas apresentam como vantagens o peso reduzido, associado à redução de custos de transporte e armazenamento, além de aspectos de sustentabilidade. Uma garrafa feita com 30% de PET reciclado tem pegada de carbono 42% menor em comparação com uma garrafa de vidro tradicional, de acordo com informações da Alpla. Além disso, a produção de garrafas de PET requer temperaturas muito mais baixas (260°C) em comparação com o vidro (1.500°C), resultando em menor consumo de energia e emissões.

 

As garrafas de PET para vinho estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e designs, permitindo que os produtores atendam às demandas de individualização do mercado.

 

A vinícola austríaca Wegenstein adotou as embalagens de PET para os seus vinhos, reduzindo suas emissões de CO2 em cerca de 50%, de acordo com um comunicado de imprensa da Alpla. “A garrafa PET cumpre o que promete. É visualmente atraente, garante a nossa qualidade e é prático”, comentou Herbert Toifl, diretor administrativo da Wegenstein.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagens Alpla

 

 

 

 

Leia também:

 

Tampa de PET recebe prêmio por sustentabilidade

 

Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

 



Mais Notícias MM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025