O centro de pesquisas alemão ISE - Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar inaugurou um laboratório, na região industrial de Haid, em Freiburg, na Alemanha, para realizar pesquisas sobre materiais e células de bateria inovadoras.
Em área de mais de 3700 metros quadrados, e financiado com recursos do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e pelo Ministério de Assuntos Econômicos, Trabalho e Turismo de Baden-Württemberg, em um total de 18 milhões de euros, o laboratório visa criar soluções otimizadas para sistemas de bateria de forma integrada com outras aplicações e realizar testes de garantia de qualidade. A ideia é atender demandas de fabricantes de materiais, baterias e equipamentos, além de integradores e operadores de mobilidade elétrica ou sistemas de armazenamento estacionário. O instituto também vai cooperar com pesquisas industriais que envolvam reciclagem e baterias de segunda vida.
A própria construção do laboratório também servirá como fonte de pesquisa, já que por meio de um financiamento extra de 3 milhões de euros o prédio se tornou alimentado por energia gerada por usina fotovoltaica de 850 kW, instalada no telhado, acoplada a sistema modular de armazenamento de baterias híbridas com capacidade de 836 kWh.
Com a geração própria, o laboratório vai testar em condições reais as soluções baseadas em baterias para uso comercial e industrial, além de novas estratégias operacionais como gerenciamento inteligente de carga. Também faz parte da instalação uma estação de carregamento rápido com armazenamento em buffer que testará o uso de baterias de segunda vida para uso em aplicações de alto desempenho.
Mais Notícias FOTOVOLT
ONS garante que escoamento de energia do Nordeste ganhou fôlego com entrada em operação de subestação e novas linhas no Ceará.
01/11/2024
Estudo do Inpe e da Unifesp aponta que a maior parte do País terá de 2% a 8% a mais de incidência solar para geração de energia fotovoltaica.
01/11/2024
Projeto é em parceria com as empresas Gera e Energea e deve gerar créditos para 140 pontos de consumo da operadora de telecom na região.
01/11/2024