A Petrobras anunciou ao mercado que sua primeira planta piloto para geração de hidrogênio verde, prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, utilizará energia solar fotovoltaica de usina já em operação no site da Usina Termelétrica do Vale do Açu (foto), em Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte.
A UFV Alto do Rodrigues, de 1,1 MWp, construída originalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, terá sua capacidade de produção ampliada para 2,5 MWp, o que permitirá que ela atenda a demanda elétrica da unidade-piloto de eletrólise de 2 MW a ser instalada.
Segundo comunicado da estatal do petróleo, a usina de eletrólise será testada em diferentes modos de operação, aproveitando a conexão com a malha de distribuição de energia elétrica e o sistema de armazenamento de energia já instalado na unidade.
Orçado em R$ 90 milhões, o empreendimento em escala piloto será realizado em cooperação com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e terá as obras executadas pela empresa catarinense Weg. O hidrogênio será gerado pelo processo de eletrólise da água, que consiste na quebra das moléculas de água por meio de uma corrente elétrica, separando o hidrogênio e oxigênio.
O hidrogênio produzido será usado para geração de energia e em estudos sobre a adição em gás natural, alimentando microturbinas cujo desempenho e integridade estrutural serão testados com a mistura dos dois componentes. Segundo a empresa, trata-se da primeira iniciativa nacional para estudar os efeitos da adição de hidrogênio verde ao gás natural em microturbinas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050
12/09/2025
Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW
12/09/2025
12/09/2025