A rede de lojas de departamentos Havan inaugurou uma usina solar fotovoltaica em Palmas, no estado do Tocantins. Instalada em área de 2.811,8 m2 do telhado da loja da cidade, o sistema tem potência de 598,4 kWp, conta com 1.088 módulos fotovoltaicos e capacidade aproximada de geração de 865.977 kWh por ano.
O investimento é na modalidade de grid zero, ou seja, apesar de conectada à rede de distribuição, a usina não injeta energia, consumindo o gerado na própria loja. O projeto foi desenvolvido pela empresa Ipper, de Palmas, enquanto os equipamentos foram fornecidos pela catarinense WEG.
Segundo comunicado da Havan, todas as suas lojas no País consomem energia renovável por meio de contratos no mercado livre. A empresa conta também com pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), por meio de sociedades de autoprodução e cuja energia gerada é utilizada em mais de 50 megalojas da rede.
“Com a implantação desse sistema fotovoltaico, damos mais um passo no caminho de soluções energéticas mais eficientes para nossas operações”, disse o empresário Luciano Hang, dono da Havan. Segundo ele, a implantação da usina em Palmas trouxe, entre seus principais benefícios, a redução da carga sobre a infraestrutura de energia local, “o que traz um alívio em tempos de baixa nos reservatórios de água e reduzindo a dependência de usinas térmicas”, completou.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025