O governo federal incluiu mais doze equipamentos utilizados em sistemas de geração solar na lista de ex-tarifários, que isenta de impostos de importação itens sem similares nacionais. A medida, contida na Resolução de número 78 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), foi publicada no dia 25 de agosto no Diário Oficial da União.

Com a inclusão, sobem para 109 os itens do setor isentos de alíquota de importação, visto que em julho duas outras resoluções Camex (69 e 70) já haviam incluído quase uma centena de equipamentos nos ex-tarifários. O benefício é válido até 31 de dezembro de 2021.

Agora foram incluídos inversores do tipo string e convencionais, indutores de corrente contínua refrigerados a ar, indutores trifásicos, conjuntos de placas de cobre para conversores estáticos, capacitores de barramento de corrente contínua, amortecedores de painéis fotovoltaicos usados em seguidores solares e conversores estáticos.

A lista de ex-tarifários fica mais completa para melhorar a competitividade dos empreendedores do setor, já que as isenções anteriores contemplavam principalmente módulos solares, trackers e componentes, além de motobombas com acionamento solar empregadas em irrigação e captação de água e alguns tipos de inversores. A expectativa da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é a de que nos próximos meses ocorra uma redução de até 8% no preço dos projetos para o consumidor final.

Na avaliação da entidade, as isenções temporárias tendem a beneficiar mais as usinas centralizadas, de grande porte, e não as de geração distribuída, que contemplam as micro e miniusinas de até 5 MW, por conta dos tipos de equipamentos incluídos pela Camex. As alíquotas de importação aos equipamentos eram de até 14%.

A íntegra da resolução está em: http://camex.gov.br/resolucoes-camex-e-outros-normativos/58-resolucoes-da-camex/2756-resolucao-gecex-n-78-de-25-de-agosto-de-2020



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel prevê crescimento de 9,1 GW na matriz elétrica em 2026

Solar fotovoltaica será principal fonte, com 4,56 GW, 61,7% a mais que no ano passado

14/01/2026


Brasil ultrapassa 20 GW em grandes usinas solares

Capacidade está distribuída por todos os estados, com liderança do Nordeste

14/01/2026


China vai zerar reembolso de imposto a exportações fotovoltaicas

Já baterias terão redução gradual até extinção total em 2027

14/01/2026