O governo federal incluiu mais doze equipamentos utilizados em sistemas de geração solar na lista de ex-tarifários, que isenta de impostos de importação itens sem similares nacionais. A medida, contida na Resolução de número 78 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), foi publicada no dia 25 de agosto no Diário Oficial da União.

Com a inclusão, sobem para 109 os itens do setor isentos de alíquota de importação, visto que em julho duas outras resoluções Camex (69 e 70) já haviam incluído quase uma centena de equipamentos nos ex-tarifários. O benefício é válido até 31 de dezembro de 2021.

Agora foram incluídos inversores do tipo string e convencionais, indutores de corrente contínua refrigerados a ar, indutores trifásicos, conjuntos de placas de cobre para conversores estáticos, capacitores de barramento de corrente contínua, amortecedores de painéis fotovoltaicos usados em seguidores solares e conversores estáticos.

A lista de ex-tarifários fica mais completa para melhorar a competitividade dos empreendedores do setor, já que as isenções anteriores contemplavam principalmente módulos solares, trackers e componentes, além de motobombas com acionamento solar empregadas em irrigação e captação de água e alguns tipos de inversores. A expectativa da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é a de que nos próximos meses ocorra uma redução de até 8% no preço dos projetos para o consumidor final.

Na avaliação da entidade, as isenções temporárias tendem a beneficiar mais as usinas centralizadas, de grande porte, e não as de geração distribuída, que contemplam as micro e miniusinas de até 5 MW, por conta dos tipos de equipamentos incluídos pela Camex. As alíquotas de importação aos equipamentos eram de até 14%.

A íntegra da resolução está em: http://camex.gov.br/resolucoes-camex-e-outros-normativos/58-resolucoes-da-camex/2756-resolucao-gecex-n-78-de-25-de-agosto-de-2020



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025