A empresa Atlas Agro apresentará, durante o congresso FertBrasil, marcado para os dias 11 a 13 de junho, em Campinas, SP,  o andamento do seu projeto de fertilizantes nitrogenados que utilizará hidrogênio verde produzido a partir das fontes solar e eólica. A planta será instalada em Uberaba, Minas Gerais, sob investimentos de R$ 4,3 bilhões.

A unidade terá capacidade de produção para 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região. A rota de produção será por eletrólise da água, que vai gerar hidrogênio verde com a eletricidade renovável. O hidrogênio, então, será transformado em amônio e ácido nítrico para produzir o fertilizante nitrato de amônio granulado e líquido.

O projeto será apresentado durante o congresso de fertilizantes pelo diretor de operações da Atlas Agro, Rodrigo Santana, que vai dar informações gerais sobre o empreendimento e ainda falará sobre a meta de neoindustrialização verde do governo federal. Aliás, quando em produção, a planta da Atlas Agro ajudará o Brasil a depender menos de fertilizantes nitrogenados de outros países, já que 90% do seu consumo hoje é importado.

Segundo informações da Atlas Agro, que já começou a prospectar, por meio da consultoria Cela, empreendedores de renováveis para participar do projeto, a fase de engenharia FEED (do inglês front end engineering and design) terá início até o fim do primeiro semestre deste ano. A decisão final de investimento (FID) deve ser tomada em 2025, com início da produção em 2028.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026