A 4ª edição da Intersolar Summit Brasil Nordeste, dias 10 e 11 de abril, em Fortaleza, no Ceará, registrou recorde de público, com mais de 5 mil visitantes interessados na exposição de 100 empresas do setor e na programação do congresso técnico, cujas palestras e minicursos abordaram não só a energia solar fotovoltaica mas também temas correlatos como hidrogênio verde, baterias e eletromobilidade.

Como resultado da presença elevada de público, a versão regional da Intersolar foi bem avaliada por organizadores ― Aranda Eventos e a alemã Solar Promotion ― e expositores.  O diretor geral da Solar Promotion, Florian Wessendorf, destacou a correlação entre o sucesso do evento e a importância do Nordeste na transição energética.

“Tivemos discussões de alto nível em nossos painéis, geração de conhecimento nos minicursos e diversos negócios em nossa feira. O evento mostra o protagonismo do Nordeste brasileiro na transição energética. Esperamos seguir contribuindo nessa jornada, que gera benefícios para toda a sociedade”, disse Wessendorf.

Já entre os expositores a avaliação foi a de que a Intersolar conseguiu alavancar negócios. Este é o caso da fabricante de inversores Sungrow. Segundo seu gerente de contas, Samuel Costa, contratos foram fechados durante o evento. “Para nós é um evento muito importante, principalmente na região Nordeste, que é uma região na qual temos uma boa penetração de mercado. A feira deste ano foi muito boa, tivemos vários negócios e lançamos produtos”, afirma.

Outro exemplo ocorreu na distribuidora Aldo Solar, cujo diretor comercial, Thiago Varanda, destacou resultados práticos da Intersolar para a empresa. “Tivemos uma interação maravilhosa por meio de uma ativação que realizamos em parceria com a Growatt. Só com isso tivemos mais de 1.000 participantes”, afirma. Tanto a Sungrow como a Aldo Solar também participam das versões da Intersolar em São Paulo, dentro da plataforma de eventos de energia Smarter E South America, e do Rio Grande do Sul, a Intersolar Summit Brasil Sul, em Porto Alegre, RS.

O congresso, que teve ampla temática envolvendo solar e outros assuntos correlacionados ao setor, como digitalização e hidrogênio verde, foi da mesma forma bem avaliado pelos participantes. Para a superintendente de soluções inteligentes da Neoenergia, Delfina Pontes,  o mérito da programação foi entender que o setor pode agregar valor com outros serviços, como digitalização, mobilidade, armazenamento e hidrogênio verde.

Já para Markus Vlasits, diretor da NewCharge e presidente da Associação Brasileira de Soluções em Armazenamento de Energia, a Absae, o congresso  se mostrou o evento “âncora para energias renováveis, especialmente fotovoltaica, no Nordeste”. “Temos expositores de diversos segmentos. Dessa forma, os visitantes podem conhecer, se familiarizar e trazer para seus negócios as principais tendências do setor", disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024