O Brasil atingiu a marca de 2 milhões de residências beneficiadas com geração solar distribuída, sendo 1,68 milhão com geração na própria unidade consumidora, ou seja, com telhados solares ou em solo nas casas, segundo dados da Aneel. No total, os consumidores residenciais na GD solar já contabilizam potência instalada de 13,8 GW.

A marca de 2 milhões de unidades residenciais com GD, além da geração na própria unidade consumidora, com usinas próprias, inclui ainda as modalidades de autoconsumo remoto (319,5 mil beneficiados), geração compartilhada (5.135) e em múltiplas unidades consumidoras (185). Isso significa que nesse universo estão residências com assinaturas e cotas de miniusinas de GD de maior porte.

Do total de residências atendidas pela geração solar, incluindo aquelas que recebem créditos de compensação, seja em GD compartilhada ou em unidades consumidoras de proprietários de usinas, o estado de São Paulo lidera o ranking nacional, com mais de 385,3 mil casas atendidas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 303,1 mil, e Minas Gerais, com 291,8 mil.

No total, incluindo todas as modalidades de geração e classes de consumo (residencial, comercial, industrial, rural, poder público e iluminação), a geração solar distribuída soma 28,5 GW no país, segundo os dados da Aneel, com 3,6 milhões de unidades consumidores beneficiadas pelos créditos e 2,5 milhões de usinas de GD.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025