A Unipac, de Pompeia, SP, do grupo Jacto, começou a produzir flutuadores plásticos para energia solar flutuante da marca Hydrelio, sob licença da francesa Ciel & Terre International, proprietária da patente do equipamento. A produção faz parte de parceria com o grupo KWPar, formado pelas empresas brasileiras KWP Energia, Sunlution e CTBM.

Os flutuadores produzidos pela Unipac já foram instalados na usina solar fotovoltaica flutuante Araucária, cuja primeira etapa de 7 MWp de potência entrou em operação em janeiro na Represa Billings, em São Paulo. A KWPar foi responsável pela engenharia, customização e instalação na usina da Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energia e atuará em outros projetos, segundo comunicado.

A Ciel & Terre detém a tecnologia patenteada Hydrelio desde 2011, com instalações em todo o mundo. No Brasil, antes da licença agora divulgada pela Unipac, a tecnologia já foi implementada em outros projetos, por meio da Sunlution, integrante do grupo KWPar. São exemplos a usina solar flutuante Fazenda Figueiredo em 2018, em Cristalina (GO), o projeto piloto na UHE Sobradinho, na Bahia, em 2019, e um projeto piloto da EMAE na represa Billings, que culminou na implantação da UFF Araucária neste ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025