Assim como outras concessionárias, a distribuidora de energia Neoenergia resolveu estrear na geração distribuída. Foi inaugurada em Itapebi, na Bahia, sua primeira usina solar fotovoltaica, de 3 MW, que atenderá consumidores de sua área de concessão com créditos de compensação de energia.

A usina foi construída nas proximidades da usina hidrelétrica de Itapebi, de 450 MW, também de propriedade do grupo Neoenergia, por sua vez controlada pela espanhola Iberdrola, no Vale do Jequitinhonha.

O projeto, batizado de GD Itapebi, cuja energia gerada será injetada na rede da distribuidora do grupo, deve atender consumidores residenciais e empreendimentos comerciais na região. Segundo comunicado da empresa, a Neoenergia tem estudado e desenvolvido centrais solares de geração distribuída, “uma abordagem descentralizada que integra a usina solar diretamente à rede de distribuição dos clientes”.

A ideia é também aproveitar outras áreas em centrais hidrelétricas do grupo. “Não apenas ampliará nossa capacidade de geração, mas também nos permitirá otimizar em escala locacional o uso de recursos naturais e reduzir nossa pegada de carbono”, disse o gerente de engenharia civil e novos negócios da Neoenergia, Márcio Manus.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026