Durante sua participação na Intersolar South America 2023, que acontece em São Paulo desde terça-feira e vai até esta quinta, 31 de agosto, a Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos pertencente ao Grupo Hexing Brasil, está destacando a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no País, cujo anúncio foi feito pela empresa em junho último.

 Com investimentos de R$ 70 milhões, a fábrica, prevista para ser inaugurada em Manaus (AM) ainda este ano, será o centro da produção de uma variedade de produtos da Livoltek, que incluirá inversores monofásicos e trifásicos cobrindo até 25 kW. Esta gama abrangerá tanto os modelos tradicionais (380 V) quanto os de baixa tensão (220 V). Além disso, a fábrica produzirá uma variedade completa de string boxes, informou a empresa em comunicado

 A planta tem área fabril de 18 mil metros quadrados e foi inicialmente projetada para produzir até 1,8 gigawatt (GW) em inversores fotovoltaicos por ano, além de carregadores veiculares e string boxes. Conforme aumente a demanda pelas soluções da Livoltek, a capacidade produtiva pode ser escalada para até 4 GW. Segundo Rui Cheng, CEO da Livoltek Power Brasil, a fabricação local tem o potencial de minimizar a pegada de carbono global . “O transporte intercontinental de componentes é consideravelmente mais eficiente em termos de espaço em comparação ao transporte de produtos acabados. Além disso, a matriz energética brasileira apresenta um volume consideravelmente menor de emissões em comparação com as unidades chinesa e europeia”. Isso significa que os inversores fotovoltaicos fabricados no Brasil têm pegada de carbono substancialmente menor em comparação com produtos fabricados em outras partes do mundo. Embora os números precisos da pegada de carbono ainda estejam em fase de obtenção, a Livoltek pretende fornecer dados que evidenciem as vantagens de suas soluções "made-In-Brazil”.

O maquinário da fábrica já está a caminho e a previsão é de que chegue ao Brasil em meados de setembro. Com base na instalação das linhas de produção e nos testes necessários, a Livoltek tem como meta disponibilizar os primeiros equipamentos a partir de dezembro de 2023. A inauguração oficial da fábrica também está programada para ocorrer no mesmo período.

Na Intersolar, a empresa também está divulgando novas parcerias de distribuição com Techlux, L8 Energy, Acqua Solar, Acroni, A.Dias Solar, Eletroforça, Techsolar e Sol+.



Mais Notícias FOTOVOLT



EPE projeta até 97,8 GW em GD em 2035 e expansão de baterias

Caderno do PDE 2035 destaca papel crescente das baterias residenciais no mercado, que pode acumular investimentos de R$ 200 bilhões no período.

07/08/2025


Previsão oficial para MMGD em 2029 sobe e atinge 65 GW

Documento do ONS, CCEE e EPE projeta expansão da geração distribuída a 10,1 GWmed.

07/08/2025


Liceu de Artes e IFSP formarão 500 jovens em energia até 2025

Laboratórios criados com apoio da Enel ensinam tecnologias limpas e automação.

07/08/2025