A geração solar distribuída atingiu 22,1 GW de capacidade instalada no Brasil, segundo os dados oficiais de acompanhamento da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Isso significa que mais de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos estão instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no País, também de acordo com a Aneel, gerando créditos de compensação de energia para 2,6 milhões de unidades consumidoras.

Para a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída, a esse ritmo de crescimento, as projeções indicam que o Brasil alcançará entre 25 GW e 26 GW de capacidade instalada em GD até o fim deste ano. Apesar de serem incluídas nessa conta todos os tipos de energia distribuída, como biomassa, biogás e CGHs, quase 99% desse total será proveniente da solar. 

Presente em 5.530 municípios, ainda segundo os dados da Aneel, a GD solar, segundo a Absolar, já atraiu mais de R$ 111 bilhões em novos investimentos desde 2012, gerando mais de 660 mil empregos e arrecadando aos cofres públicos cerca de R$ 29,8 bilhões.
Apesar de comemorar os números do setor, porém, a Absolar acredita que o desempenho poderia ser melhor, caso as taxas de juros fossem menores no País, o que afeta a implantação de sistemas de geração distribuída. “O atual patamar da taxa de juros no Brasil, em 13,75%, inibe a aceleração deste desenvolvimento, pois a prestação do financiamento do sistema solar se torna pesada dentro do orçamento familiar”, disse o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Com nova fábrica, MTR Solar aumenta produção em 15%

Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025