A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aderiu à iniciativa internacional H4D, abreviatura para Hydrogen for Development Partnership, lançada em novembro de 2022 na COP 27, no Egito, e liderada pelo Banco Mundial. A associação passa a ser a primeira entidade brasileira do setor privado a integrar o grupo, do qual também participam as públicas CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Adece - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O grupo H4D tem meta de ajudar a catalisar financiamentos para investimentos em hidrogênio produzido por fontes renováveis, tanto na esfera pública quanto no setor privado. A ideia é ainda atuar em questões regulatórias, modelos de negócios e tecnologias para a consolidação do hidrogênio verde (H2V), principalmente em países em desenvolvimento.

Fazem parte do H4D atualmente várias instituições industriais, acadêmicas e de pesquisa, que se reúnem semestralmente para formular proposituras aos setores público e privado. Motivam também as reuniões a troca de informações sobre as atividades dos membros do grupo e o estabelecimento de acordos organizacionais para a entrega de tarefas.

“A parceria é mais uma iniciativa da Absolar para contribuir com o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio verde, tanto para exportação de seus derivados quanto para consumo doméstico”, comentou o coordenador da força-tarefa de hidrogênio verde da Absolar, Eduardo Tobias, um dos articuladores da parceria da entidade com o Banco Mundial. “É fundamental o Brasil ter representatividade nessas ações multilaterais para construir seu protagonismo nesse mercado tão promissor”, acrescentou.



Mais Notícias FOTOVOLT



Energia solar espacial pode suprir Europa e cortar custo em € 35 bi

Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050

12/09/2025


Canadian Solar lança módulos de baixo carbono

Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW

12/09/2025