Representantes de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia estão cobrando das autoridades ações efetivas para universalizar a energia elétrica na região a partir de fontes renováveis, principalmente a solar. A movimentação ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio, em Belém, no Pará, quando entidades ligadas a esses povos amazônicos promoveram encontro para debater suas demandas energéticas e produzir uma lista de reivindicações.

Com a presença também de representantes dos governos federal e estaduais da região, além de pesquisadores e empresas de geração solar distribuída, o segundo Encontro Energia e Comunidades rendeu no final um documento que será entregue à Aneel, ao BNDES, a ministérios federais, governos estaduais da Amazônia Legal e a distribuidoras de energia que atuam na região.

O foco das reivindicações é privilegiar soluções de energia de novas renováveis, em detrimento de hidrelétricas e sobretudo de geradores e termoelétricas a diesel. Entre as necessidades apontadas, fruto dos debates do encontro, as entidades que assinam o documento pedem estudos de viabilidade para projetos solares, eólicos e de biodigestores (para biogás); diagnósticos para as melhores soluções por territórios; a conclusão do programa federal Luz para a Amazônia; e o acesso a fundos de financiamento para atendimento das demandas.

O encontro foi promovido pela rede Energia & Comunidades, da qual fazem parte a Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Fórum de Energias Renováveis de Roraima, Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, ICS - Instituto Clima e Sociedade, Iema - Instituto de Energia e Meio Ambiente, o ISA - Instituto Socioambiental e a WWF Brasil. Mesmo sem fazer parte da rede, a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída também apoiou o encontro, que contou com lideranças indígenas, quilombolas e de comunidades extrativistas. O documento gerado no encontro está disponível no site www.energiaecomunidades.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025