Representantes de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia estão cobrando das autoridades ações efetivas para universalizar a energia elétrica na região a partir de fontes renováveis, principalmente a solar. A movimentação ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio, em Belém, no Pará, quando entidades ligadas a esses povos amazônicos promoveram encontro para debater suas demandas energéticas e produzir uma lista de reivindicações.

Com a presença também de representantes dos governos federal e estaduais da região, além de pesquisadores e empresas de geração solar distribuída, o segundo Encontro Energia e Comunidades rendeu no final um documento que será entregue à Aneel, ao BNDES, a ministérios federais, governos estaduais da Amazônia Legal e a distribuidoras de energia que atuam na região.

O foco das reivindicações é privilegiar soluções de energia de novas renováveis, em detrimento de hidrelétricas e sobretudo de geradores e termoelétricas a diesel. Entre as necessidades apontadas, fruto dos debates do encontro, as entidades que assinam o documento pedem estudos de viabilidade para projetos solares, eólicos e de biodigestores (para biogás); diagnósticos para as melhores soluções por territórios; a conclusão do programa federal Luz para a Amazônia; e o acesso a fundos de financiamento para atendimento das demandas.

O encontro foi promovido pela rede Energia & Comunidades, da qual fazem parte a Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Fórum de Energias Renováveis de Roraima, Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, ICS - Instituto Clima e Sociedade, Iema - Instituto de Energia e Meio Ambiente, o ISA - Instituto Socioambiental e a WWF Brasil. Mesmo sem fazer parte da rede, a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída também apoiou o encontro, que contou com lideranças indígenas, quilombolas e de comunidades extrativistas. O documento gerado no encontro está disponível no site www.energiaecomunidades.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024