Em 2022, a francesa GreenYellow colocou em operação mais três usinas solares fotovoltaicas que geram créditos de compensação de energia para programa de geração distribuída da operadora de telecomunicações Claro. As unidades foram instaladas nas cidades de Macaíba (4,46 MWp), no Rio Grande do Norte, e em Barra do Jacaré (2,36 MWp) e Ouro Verde (7,37 MWp), estas duas últimas no estado de São Paulo.
Com os investimentos, que integram contrato de longa duração entre as duas empresas na forma de arrendamento e terceirização da operação, a capacidade total instalada em operação, com nove usinas, se elevou para 48 MWp, equivalentes à geração anual de 123,1 GWh para serem descontadas em unidades consumidoras da Claro.
Em 2023, a previsão é de conexão de mais quatro miniusinas, com capacidade total instalada de 14,2 MWp e geração anual de 28,3 GWh. Além de ganhos econômicos, a iniciativa tem também caráter ambiental, já que apenas este upgrade na geração evitará a emissão de 2.800 mil toneladas de CO2 no ambiente no mesmo período.
Iniciado em 2017, o programa batizado de “Energia da Claro” já envolve 70 usinas de geração de energia renovável, suprindo mais de 20 mil unidades consumidoras e mais de 60% das antenas de telecomunicação da operadora. Já a GreenYellow tem mais de 60 usinas de geração solar em construção ou operação, somando 150 MWp de potência instalada.
Mais Notícias FOTOVOLT
Instalada no antigo Comperj, UFV de 13,5 MW vai suprir parte das necessidades de energia do complexo
17/07/2026
Entidades querem mudança em dispositivo que impõe aos geradores os custos da contratação de capacidade dos sistemas de armazenamento
17/07/2026
Agência fez parceria com a organização do evento e dá apoio financeiro para viabilizar a participação
17/07/2026