Foi instalada no dia 27 de dezembro do ano passado uma miniusina solar fotovoltaica de 491 kWp de potência no Hospital de Câncer de Pernambuco, em Recife, capital do estado. O empreendimento foi financiado com o PEE – Programa de Eficiência Energética Aneel da distribuidora local, a Neoenergia Pernambuco.

Segundo a Neoenergia, trata-se da maior usina instalada em uma unidade de saúde do estado pernambucano. A instalação tem 910 módulos solares fotovoltaicos de 540 W. A previsão é de geração anual de 778.615 kWh, suficiente para abastecer 6.200 residências durante 30 dias, com economia de cerca de 23,4% do consumo anual do hospital, o que se traduz em redução aproximada de R$ 390 mil no custo de energia elétrica da instituição por ano.

As obras para a implantação da miniusina, que ocupa área total de 2351 m2, sendo 70% em telhado, demandaram 120 dias de trabalho. Antes da energia solar, em 2019 a distribuidora já havia substituído aproximadamente 2,5 mil lâmpadas ineficientes por novas, de LED, em todo hospital.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel determina auditoria de potência em instalações MMGD

Medida visa aumentos de capacidade não comunicados e compõe consulta pública para tratar de excedentes de geração

24/04/2026


Matrix Energia vai instalar 154 MWh de BESS em 2026

Empresa planeja atingir 48% da capacidade instalada em baterias para C&I no País

24/04/2026


TTS Energia firma contrato de O&M de usinas solares no Pará

Com duração de cinco anos, acordo com a Genco contempla empreendimentos com quase 10 MWp instalados

24/04/2026